O segmento de livrarias no Brasil representa um mercado que ainda tem muito para crescer. Dados da Associação Nacional de Livrarias mostram que o número de estabelecimentos existente no país (cerca de 3.100, em 2015) está muito longe da recomendação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que é de uma livraria para cada 10 mil habitantes. O dia 2 de abril marca o dia Internacional do Livro Infantil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aproveita a data para relacionar dicas para quem pretende abrir um negócio nesse setor.
Quem planeja abrir uma livraria para crianças precisa pesquisar alguns indicadores econômicos e sociais da região onde pretende abrir o negócio, de modo a dimensionar o potencial desse mercado local. É essencial analisar alguns índices como: tamanho da população, população economicamente ativa, índice de potencial do consumo, índice de desenvolvimento humano, etc. Durante a formulação do Plano de Negócios da empresa a avaliação dessas informações, bem como da concorrência, das editoras fornecedoras e de diferenciais que possam agregar mais público ao negócio, é fundamental. Importante também, considerar a concorrência estabelecida entre as livrarias tradicionais e o mercado de e-commerce de livros. Fique de Olho – Cinco Dicas para quem pensa em abrir uma livraria infantil 1. Escolha bem a localização da livraria
Verifique se há escolas e creches na proximidade. As crianças e pais que frequentam esses espaços são clientes potenciais. Estabelecer parcerias com escolas é uma excelente aposta. Converse com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas e creches próximas à região da sua loja e faça um acordo para distribuir seu material de divulgação. Inclua a agenda de eventos destinados a esse público. Outra maneira efetiva para atrair esse público, é realizar feiras de livros nas escolas – onde você leva a sua livraria ao encontro dos pais, professores, crianças e jovens. Uma ação importante é combinar com os estabelecimentos de ensino para que forneçam previamente a lista de livros adotados no ano letivo para que você faça a venda. 2. Atenção na escolha do mobiliário É fundamental pensar em um projeto arquitetônico que preveja a existência de móveis adaptados às necessidades das crianças. Fique atento à altura das prateleiras, prefira aquelas que deixam os livros na altura dos olhos e mãos das crianças, que sejam fáceis de pegar e manusear. Tenha cadeiras para o tamanho dos pequenos, mas também espaços para leitura conjunta de pais e filhos. Não economize nas cores e enfeites em todo o ambiente da loja. 3. Promova eventos permanentemente Contação de histórias, encenação de esquetes (pequenas peças de teatro), promoção de atividades lúdicas… são ações importantes para atrair o público e fidelizar os clientes (pequenos ou grandes). Os pais buscam – principalmente nos finais de semana – espaços de entretenimento e cultura onde possam levar seus filhos. Esteja atento para fazer da sua loja uma opção que vá ao encontro dessa demanda. Outras atividades como pequenos shows com bandas e grupos regionais, oficinas de desenho ou mesmo lançamento de livros também são iniciativas que ajudam a atrair o público. Por fim, pense também na possibilidade de organizar atividades para as crianças no período de férias. Inciativas assim ajudam a aprofundar os vínculos entre a empresa e o público.
4. Participe das Feiras do Livro da sua cidade Muitas cidades brasileiras realizam, com regularidade, feiras ou bienais do livro. Essas são oportunidades importantes para dar maior visibilidade à sua livraria. Por isso, é importante ocupar espaço nesses eventos para que o público que eventualmente more em outras regiões da cidade tenha a oportunidade de saber sobre a existência do seu negócio.
5. Alternativas de serviço Na hora de construir o seu Plano de Negócios, considere a possibilidade de agregar outras opções de serviço que agreguem valor à sua loja. Dependendo do espaço disponível e da localização da livraria, você pode incluir alternativas como: brinquedoteca, aluguel e espaço para jogos ou comércio de brinquedos e jogos artesanais e educativos. Considere ainda a possibilidade de alugar um espaço para ser explorado por terceiros, dentro da loja, como um café ou uma lanchonete.
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