fbpx
31 C
Porto Velho
quinta-feira, 23 maio 2019, 18:49

Alunos da rede estadual se destacam em competição de robótica | São Paulo

O FIRST Championship, considerado o maior torneio de robótica do planeta, teve um representante brasileiro no primeiro pelotão de classificação final. O evento foi realizado nos Estados unidos e a equipe Taubatexas #7459, formada por alunos da rede pública de Taubaté, conquistou o 28º lugar entre 67 times.




Chamada de “Copa do Mundo da Robótica”, pelo formato de disputa, a competição acontece anualmente em abril. Neste ano, o evento teve sede em Houston, no Texas. A FIRST mantém parcerias com a Lego e conferências de robótica no mundo todo para estimular o desenvolvimento de projetos de tecnologia.

Resultados

O Taubatexas #7459 é formado por 18 alunos de três escolas estaduais da região: Amador Bueno da Veiga, Jacques Felix e Newton Câmara Leal Barros. Orientados por três engenheiros, os jovens estudam robótica há menos de um ano e alcançaram resultados impressionantes em competições internacionais, ficando em 1º lugar nas eletivas regionais, em março, na cidade de Little Rock, no Arkansas, também nos Estados Unidos.

A Escola Estadual Amador Bueno da Veiga é parte do Programa de Ensino Integral (PEI) e sedia as reuniões, feitas no contraturno escolar. “Os pais e a comunidade ficaram animados com os projetos e apoiam os alunos”, explica a diretora da unidade, Juraci Santana.

De acordo com Rodrigo Furtado, um dos mentores do projeto, a experiência e dos estudantes é um fator motivacional para a continuidade da iniciativa. “A possibilidade de disputar uma competição internacional é única para os alunos. Eles têm a oportunidade de conhecer gente nova e ter contato com outro idioma”, salienta.

Últimas notícias: