fbpx
31 C
Porto Velho
quinta-feira, 23 maio 2019, 18:50

Governo do Maranhão lançará programação do Movimento Maio Amarelo 2019 – Maranhão

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizará, nesta segunda-feira (29), às 8h30, no Palácio Henrique de La Roque, a cerimônia de lançamento da programação do Movimento Maio Amarelo 2019. O evento contará com a participação do vice-governador, Carlos Brandão, do secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, da diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, entre outras autoridades.




Este ano, a sexta edição do Maio Amarelo traz o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, escolhido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A campanha alerta para a triste estatística dos acidentes em todo país e no mundo, e a importância para as ações comportamentais que possam reduzir o número de mortes no trânsito.

Segundo a diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, o Movimento Maio Amarelo é muito importante para todo país e uma grande oportunidade para que todos os Estados se unam no esforço de chamar a atenção da sociedade na valorização da vida.

“O objetivo é despertar a atenção dos cidadãos para o entendimento que, no trânsito, a vida é mais importante e que ela sempre deve ser respeitada. No mês de maio, o trabalho da equipe de Educação para o Trânsito se intensifica ainda mais em todo o Maranhão”, ressalta.

Durante todo o mês de maio, a equipe do Detran-MA mobilizará a população com ações educativas, em prol da segurança na malha viária, com objetivo de reduzir o número de vítimas de acidentes no trânsito na Região Metropolitana de São Luís e nos municípios atendidos pelas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans). Em 2018, foram realizadas 716 ações educativas em 139 municípios.

Estão previstas atividades em escolas e empresas públicas e privadas, espaços de grande fluxo de veículos, bares e restaurantes e avenidas da capital e dos municípios maranhenses. Além das campanhas educativas, vários prédios públicos e pontes do Estado estarão iluminados com a cor amarela, entre eles a sede do Detran-MA, na Vila Palmeira.

Maio Amarelo

A campanha foi lançada em 2010 pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), que definiu o período entre 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema segurança nas mais diferentes esferas.

A proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. A escola da cor para o Movimento é que o amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

SERVIÇO:

O QUÊ? Lançamento Campanha Maio Amarelo 2019
ONDE? Palácio Henrique de La Roque – Calhau
QUANDO? Segunda-feira (29), a partir das 8h30

Comentários

Comentários

Últimas notícias: