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Estudantes são parceiros na coleta de dados para revitalizar Cidade Operária (Foto: Divulgação)
Em uma iniciativa pioneira, a secretaria estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reuniu, na manhã deste sábado (18), com alunos do C.E. Maria José de Aragão, no Polo da Cidade Operária, para iniciar uma espécie de “disputa” em que três grupos de alunos irão coletar sugestões da comunidade para subsidiar o projeto de revitalização do Viva da Cidade Operária.
Os grupos ajudarão na divulgação da plataforma U-Report, elaborada pela Unicef, em que a população responderá um questionário para elencar as prioridades e sugerir elementos que devem ser acrescentados no projeto.
O secretário Rubens Jr. esteve no bairro e pôde dialogar com os alunos e avaliar de perto a receptividade dos jovens da comunidade com a iniciativa. “Ninguém melhor que a própria comunidade para definir quais são as melhorias que devem ser incorporadas ao nosso projeto, não somos nós da Secid, da Sinfra, que iremos executar a obra, ou mesmo o próprio governador que conhece os problemas e as necessidades da área”, frisou.
“Estamos aproveitando a ferramenta disponibilizada pela Unicef para coletar esses dados e estimulando essa espécie de gincana entre os jovens da Escola Maria Aragão para que o maior número de pessoas possa participar, e para que possamos entregar um resultado satisfatório para todos”, declarou o secretário Rubens.
Para os estudantes, a iniciativa, além de promover a imediata melhoria da infraestrutura e valorização do espaço, ajuda a criar um sentimento de pertencimento da comunidade com a obra, que ao participar do processo de elaboração do projeto sente-se responsável por zelar pela manutenção do mesmo.
Estudantes são parceiros na coleta de dados para revitalizar Cidade Operária (Foto: Divulgação)
“Essa integração é fundamental para que não deixemos espaços tão importantes como esse caírem no esquecimento. Uma área tão grande e central como a do Viva Cidade Operária deveria estar servindo como opção de lazer, entretenimento e até mesmo ajudando na geração de renda para nossos moradores. Agradecemos à Secid e Unesco por nos escolherem para essa iniciativa e esperamos poder ajudar no sucesso desse projeto”, destacou a aluna Samara Cristina.
“O Unicef, além de ajudar na coleta de dados através do U-Report, busca fazer a ponte entre esses adolescentes, jovens e o poder público para o desenvolvimento de políticas públicas que possam contribuir com cidades mais integradas e participativas”, disse a oficial de programas do Unicef no Maranhão, Patrícia Fernandes.
“Aqui em São Luís, estamos contando com a parceria do Governo do Maranhão, por meio da Secid, que tem nos dado todo o suporte e se empenhado bastante para que a comunidade possa receber um espaço digno e com toda a estrutura que ela merece”, completou Patrícia Fernandes.
Competição
Os alunos foram divididos em três grupos que irão ajudar na divulgação da plataforma U-Report para a comunidade, que por sua vez ficará responsável por responder ao questionário com sugestões e dicas do que pode ser incorporado ao projeto. Ao final da disputa, no próximo dia 22, o grupo que conseguir o maior número de sugestões será o vencedor.
As sugestões serão repassadas a equipe de projetos da Secid, que avaliará e ficará responsável por adequar as propostas ao projeto final.
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