quarta-feira, 2 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Neymar comanda o Tri da Libertadores

24/06/2019
in Santos FC

[bloqueador2]

Por Gabriel Santana, do Centro de Memória

A noite de quarta-feira de 22 de junho de 2011 certamente não sairá da memória do torcedor santista. Quarenta e oito anos depois de se tornar o primeiro bicampeão da América, o Santos voltava a erguer o troféu mais importante da América do Sul, a Copa Libertadores da América!

Para conquistar o continente pela terceira vez, o time santista derrotou o Peñarol do Uruguai, no Pacaembu, por 2 a 1, perante 40 157 espectadores. Depois de um primeiro tempo sem gols, apesar das chances desperdiçadas, o Santos voltou decidido na segunda etapa e abriu o marcador logo a um minuto, com Neymar.

O lateral-direito Danilo ampliou aos 23 minutos. Doze minutos depois, ao tentar cortar um cruzamento, Durval, contra, marcou para os uruguaios, mas o Santos continuou melhor até o final e segurou o resultado que lhe deu o título.

O primeiro gol santista saiu dos pés de Neymar, mas Arouca e Paulo Henrique Ganso tiveram participação fundamental na jogada. O volante tocou para Ganso, que de imediato lhe devolveu a bola, de calcanhar. Arouca avançou e achou Neymar livre, invadindo a área pela meia direita,  e o camisa 11 colocou no canto direito do goleiro Sosa.

Já no segundo gol, Danilo recebeu passe de Elano pelo lado direito do ataque santista. Ao dominar a bola o lateral já driblou o defensor e bateu firme de perna esquerda. Com o gol contra de Durval, aos 35 minutos, o Peñarol precisava de mais um gol para levar o título. Como a primeira partida da grande final havia sido 0 a 0, o empate em 2 a 2 daria a taça ao time uruguaio, pela vantagem dos gols fora de casa.

Os últimos minutos de jogo foram de tensão e nervosismo, algo que deixou o grito de campeão mais emocionante quando o árbitro encerrou a partida, aos 47 minutos e 58 segundos. Comandada por Muricy Ramalho, o campeão da Libertadores jogou com Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Adriano, Arouca, Elano e Ganso (Pará); Neymar e Zé Eduardo.

Em 14 jogos, só uma derrota

Para ser campeão da América pela terceira vez, o Santos disputou 14 partidas. Venceu sete, empatou seis e só perdeu uma – para o Colo Colo, no Chile, por 3 a 2, na fase de classificação. Marcou 20 gols e sofreu 13.

Na campanha vitoriosa, os atletas que marcaram para o Peixe foram Neymar, seis gols; Danilo, quatro; Elano, três; Maikon Leite, Jonathan, Ganso, Alan Patrick, Zé Eduardo e Edu Dracena, um gol cada. Barreto, do Cerro Porteño, assinalou um gol contra a favor do Santos.

Deus é santista

Na penúltima rodada da primeira fase, o Santos confrontou o Cerro Porteño, no Paraguai, na noite de 14 de abril, em pleno aniversário do clube. Em caso de derrota, o Peixe estaria precocemente eliminado da competição. Mesmo o empate poderia ser fatal.

Porém, mesmo com os desfalques de Neymar, Elano e Zé Eduardo, o Alvinegro triunfou por 2 a 1, com gols de Danilo e Maikon Leite. O time paraguaio só diminuiu nos acréscimos, com Benitez. Nessa vitória heroica, o destaque foi o camisa 10 do Peixe, Paulo Henrique Ganso, que mesmo voltando de contusão teve uma noite inspirada.

Maior adversário estrangeiro

O Peñarol é a equipe estrangeira que mais atuou contra o Santos. Ao todo, as equipes já se enfrentaram 22 vezes. O Alvinegro venceu 10 jogos, empatou cinco e perdeu sete. O time santista marcou 36 gols no duelo, enquanto o Peñarol assinalou 31. O clube uruguaio foi também o adversário do Santos na final do primeiro título santista da Copa Libertadores, em 1962.

Fonte: www.santosfc.com.br/neymar-comanda-o-tri-da-libertadores

[/bloqueador2]

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.