sexta-feira, 4 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

ASN – Churrasco na Esplanada dos Ministérios encerra o Festival Tambaqui da Amazônia

08/08/2019
in Brasil

[bloqueador2]

imagem08-08-2019-12-08-43

Um churrasco para quatro mil pessoas encerrou nesta quarta-feira (7) o Festival Tambaqui da Amazônia, realizado pelos governos de Rondônia e do Distrito Federal, além do Sebrae e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O evento aconteceu na Esplanada dos Ministérios, no final da manhã, onde foram distribuídas gratuitamente, seis toneladas do pescado assado, doados por produtores. O tambaqui é o principal peixe produzido em cativeiro em larga escala em Rondônia, que é o maior produtor da espécie no país, contando atualmente com mais de 4,3 mil empreendimentos voltados para a piscicultura. O churrasco em pleno centro de Brasília, foi uma forma de promover o consumo do peixe.

“Foi uma ideia muito boa trazer essa festa para Brasília”, destacou o governador do DF, Ibaneis Rocha, ressaltando a ação integrada com o Sebrae. “Tem sido um grande parceiro e isso vai incentivar a participação do pescado na economia brasileira”, disse o governador do Distrito Federal. Ibaneis também informou que vai incentivar a produção do peixe em cativeiro em Brasília, como uma forma de gerar renda extra para os pequenos agricultores da zona rural. O governador afirmou que pretende manter o festival todos os anos, com a participação de outras regiões da Amazônia.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, afirmou que o tambaqui passou a ser conhecido como um peixe de todo o país e não apenas do Norte. “Não é mais da Amazônia, mas do Brasil”, disse. “Nesse local, vimos de tudo e agora estamos vendo mais uma manifestação cultural e social”, observou o secretário executivo do MAPA, Marcos Monte, se referindo à Esplanada dos Ministérios, onde acontecem as principais manifestações públicas em Brasília. No encerramento do evento, foi assinado um acordo de cooperação entre o governo de Rondônia e a União.

“Muitas pessoas não conheciam o tambaqui e passaram a conhecer a qualidade desse pescado”, observou a analista de competitividade do Sebrae, Newman Costa. Entre as 4 mil pessoas que passaram pelo festival, estava a servidora pública Cícera da Silva, que levou uma banda do pescado. “É para minha mãe”, disse Cícera, moradora de Ceilândia, a 30km do local. Para Leandro César Francisco, distribuidor de pescado e proprietário de um frigorífico em Goiânia, o Festival Tambaqui da Amazônia surpreendeu. “Não esperava uma repercussão tão boa e isso também nos trará visibilidade internacional”, diz Francisco, que movimenta diariamente 15 toneladas de peixes em Goiás, abastecendo a região. Seu fornecedor, Fábio Chicó, também elogiou a festa. “Está acima de nossas expectativas”, observou o amazonense, que produz em seu estado pelo menos 600 toneladas de pescado por ano. Segundo Newman, o evento mobilizou cerca de 200 pessoas de todas as instituições envolvidas na organização.

 

 

Assessoria de Imprensa Sebrae Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

 

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=c16a707cb6d6c610VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

[/bloqueador2]

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.