sexta-feira, 4 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Sobradinho II completa 30 anos de história – Brasília

10/10/2019
in Distrito Federal

[bloqueador2]

Com cerca de 85.574 habitantes, segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) relativa a 2018, Sobradinho II comemora 30 anos nesta sexta-feira (11). A região, a cerca de 30 quilômetros do Plano Piloto, surgiu com o aumento populacional de Sobradinho I. Hoje a localidade tem independência administrativa e conta com oito escolas públicas, uma delas o Centro de Atenção Integral à Criança Julia Kubitschek de Oliveira – o chamado Caic. Também dispõe de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um hospital regional. A renda per capita é de R$ 1.969,56.

No quesito segurança pública a região de Sobradinho II recebe policiamento do 13º Batalhão. O patrulhamento na cidade é diário, com policiamento 24h em diversas modalidades: motorizado (carros, motocicletas), a cavalo, a pé, entre outras. Além disso, pontos de bloqueio (blitz) e abordagens em transporte coletivo são operações realizadas regularmente com o apoio de unidades especializadas.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) conta com duas delegacias para atender à população da região de Sobradinho. A 13ª DP atende à área de Sobradinho I, enquanto a 35ª DP cobre Sobradinho II. Além disso, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), ambas localizadas no Plano Piloto, atendem a ocorrências de todo o DF envolvendo crimes contra a mulher e atos infracionais praticados por adolescentes.

Em relação ao abastecimento de energia elétrica, os dados da Pdad são os seguintes: 99,7% possuem conexão à rede geral da Companhia Energética de Brasília (CEB); 6,8% utilizam geradores solares; e 2,8% possuem alguma outra forma de geração de energia renovável.

No que diz respeito à infraestrutura urbana, 91,4% das ruas de acesso a domicílio são asfaltadas.

Como nasceu a região

Sobradinho II surgiu no início da década de 1990, com a denominação de Núcleo Habitacional Sobradinho II, integrante da Região Administrativa de Sobradinho. O objetivo era de transferir famílias que residiam em condições irregulares e precárias.

Em 27 de janeiro de 2004, a Lei nº 3.314 permitiu o desmembramento da Região Administrativa V – Sobradinho, criando a Região Administrativa XXVI Sobradinho II.

Segundo a administração local, Sobradinho não possuía um projeto de expansão urbana, o que gerou um grande problema com o crescimento das famílias locais e com a chegada de novos moradores. Então, vários lotes começaram a abrigar mais de uma família. Em 1990, foi criado o Programa de Assentamento de População de Baixa Renda. Foi quando a Região Administrativa experimentou um boom populacional.

A primeira missa comemorativa pelo aniversário da cidade foi celebrada no dia 11 de outubro de 1991, pelo padre Jonas Vettoracci. Desde então, essa é a data escolhida para se comemorar o aniversário da região.

Pioneiro

Um dos pioneiros de Sobradinho II, o aposentado Cremildo Martins Paião, 69 anos, conta com orgulho a história de luta e de muitos desafios vencidos no início da região administrativa. Ele recebeu a equipe da Brasília em sua casa na tarde desta quinta-feira. Desceu as escadas, sorridente, vestido com uma camisa azul, da Administração Regional.

Primeiro prefeito comunitário, primeiro subadministrador e primeiro administrador da região, lutou pela infraestrutura local e acompanhou de perto a chegada dela. Boa parte dela, em sua gestão como Administrador Regional, a exemplo da Delegacia de Polícia, o Caic e o Posto de Saúde.  Quando foi feito o primeiro asfalto, ele estava lá, assim como a primeira escola e o primeiro posto de saúde. Assim como na chegada da energia elétrica.

“Tudo era difícil aqui. Era só poeira e terra. A água era fornecida por um chafariz e energia não tinha ainda. Em seguida, tivemos que fazer um poço de cerca de 2 mil metros de profundidade porque o chafariz já não dava conta do abastecimento”, lembra o morador. “Mas todos eram felizes, porque tinham seus lotes e seus endereços”, completa.

Orgulhoso, ele conta. “Sobradinho I não tinha mais espaço para crescer. Começaram a levar as pessoas para morar em outros locais, como Recanto das Emas, Samambaia, e Santa Maria. Elas podiam escolher o lugar para morar, mas ninguém queria sair daqui”.

“Meu orgulho maior é fazer parte da história desse lugar, que foi criado por mães solteiras e mães crecheiras”, fala, emocionado, o pioneiro. “Tenho um nome na cidade. Tenho orgulho quando vou ao mercado e feiras e as pessoas me agradecem. Esse reconhecimento é a coisa melhor do mundo”.

Natural de São Paulo, Cremildo chegou em Brasília com quatro anos de idade. Os pais foram pioneiros na capital federal. “Em 1965 me mudei para Sobradinho e daqui não saio mais. Aqui é minha cidade. Criamos a Feira Permanente, a crescer e vi o comércio se desenvolver. E como é gosto lembrar disso”. Na região, criou seus sete filhos. Hoje dos 21 netos, cerca de 12 moram na região que ajudou a construir.

Comemorações

Para comemorar o aniversário de Sobradinho II, a Administração Regional preparou programação com atividades artísticas, culturais e educativas, que tiveram início na segunda-feira (07) e prossegue até 19 de outubro.

No dia 11, dia oficial do aniversário da cidade, estudantes de escolas da região estarão no desfile cívico, que tem início às 8h, em frente a Biblioteca Pública – próximo a Administração Regional. Após, haverá o tão esperado parabéns e corte do bolo.

E as festividades não param por aí. No dia 12 de outubro, em comemoração, também ao Dia das Crianças, haverá a Rua de Lazer com atividades para crianças e adultos, das 8 às 12h, no estacionamento da Administração Regional. No domingo (13), encontro de carros, das 10h às 17h, no estacionamento da Administração Regional. E na semana seguinte, para finalizar as comemorações, show de acrobacias de motos, na sexta-feira (18), a partir das 18h, em frente à Feira Permanente de Sobradinho II.

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2019/10/10/sobradinho-ii-completa-30-anos-de-historia

[/bloqueador2]

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.