Nos dias de hoje, em que a internet é onipresente no dia a dia de qualquer consumidor, o conteúdo se torna a peça fundamental para que um empreendimento seja bem sucedido.
Para captar leads, reforçar a marca da empresa, assegurar a presença online, divulgar um produto ou simplesmente ser a empresa mais lembrada no seu segmento, o conteúdo é o protagonista.
Por essa razão, não basta apenas ter um site, criar um blog e disseminar conteúdo a esmo. É preciso, antes de tudo, contar com uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo.
Como se destacar em um oceano de informações
Diariamente, munidos com os seus smartphones e iPhones, acessando redes sociais e assistindo vídeos no Youtube, as pessoas são ilhas cercadas de informações por todos os lados.
Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo consegue destacar um empreendimento entre os demais, o mantendo sempre relevante na mente da persona.
Em se tratando de um conteúdo de qualidade, é importante contar com credibilidade e profissionalismo. Para assegurar esses dois detalhes fundamentais, é importante ter um site com o domínio devidamente registrado.
O registro de domínio confere para a sua empresa um diferencial, pois o público-alvo sente mais confiança ao acessar um site e enviar e-mail para um domínio que identifica a empresa.
Mas não adianta apenas ter um site, um domínio e uma presença online para dizer que a empresa está investindo em conteúdo de qualidade. Presença digital sem direcionamento e estratégia bem definida é um desperdício.
Contudo, é aí que entra a importância de uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Por isso, para dar início a uma estratégia, é necessário responder para si mesmo algumas perguntas essenciais. Veja mais a seguir.
Qual é problema que o seu negócio quer solucionar?
A vida é repleta de problemas, essa é a verdade. Ela é um caminho tortuoso onde as pessoas, no decorrer da jornada, irão se deparar com vários obstáculos. No entanto, para a sorte das pessoas, pelo menos um desses problemas a sua empresa vai solucionar.
Sendo assim, o seu negócio pode ser um pet shop, ou uma oficina mecânica, ou, quem sabe, um restaurante. Apenas em saber qual o problema o empreendimento tem o objetivo de solucionar, já fica mais fácil qual o conteúdo você vai abordar.
Quem é a sua persona?
Você já sabe qual é o problema que o seu negócio nasceu para resolver, resta saber quem vai procurar por você. É aí que surge a necessidade de criar a sua persona.
A persona é uma pessoa fictícia, um personagem que resume as características principais do seu público-alvo com os mesmos anseios e dores.
Definir da maneira mais completa e detalhada possível a persona facilita (e muito) encontrar o tom certo que será utilizado nos textos do blog, nas abordagens em vídeo, nas mensagens de e-mail marketing, enfim, irá guiar as ações do Marketing de Conteúdo.
Quais canais serão utilizados?
Essa é outra pergunta importante, afinal, sem canal, como o conteúdo vai chegar até a persona? Por essa razão não é à toa que estipular os canais a serem utilizados é uma das etapas mais importantes na estratégia de Marketing de Conteúdo.
Na hora de construir a persona, é possível identificar quais são os canais nos quais os seus futuros clientes mais utilizam. Use como uma vantagem.
Se você concluiu que o seu público prefere Instagram e frequenta pouco o Facebook, invista em criar conteúdo na rede social que mais vai trazer retorno.
Além das redes sociais, outros canais podem ser interessantes, especialmente se estiverem de acordo com a jornada do seu cliente. Sendo assim, o envio de e-mail marketing, ou até a criação de uma landing page, pode ser útil para captar leads, por exemplo.
Vale destacar que para o conteúdo ter ainda mais qualidade, é bom pensar no suporte dele. Portanto, uma boa ferramenta de envio de e-mail (como o Mailchimp) ou de criação de landing page (como a Instapage) darão mais segurança para a sua produção de conteúdo.
É a hora de encontrar os micro-momentos
O uso dos dispositivos móveis, tais como iPhones e smartphones, permite que qualquer pessoa, a qualquer hora do dia, acesse a internet, registre uma foto, baixe uma canção ou assista a um vídeo.
Os micro-momentos apontam que as tomadas de decisões de compra por parte da persona ocorrem a qualquer instante. Nesse caso, encontrar o micro-momento, o exato minuto em que o consumidor utilizou o smartphone para uma ação de compra é fundamental.
Nesse caso, tais ações são facilmente localizáveis e isso pode ajudar o seu negócio. Um exemplo disso é a possibilidade de criar um anúncio voltado para quem passa perto da sua loja.
Conclusão
Na era da informação, o conteúdo é precioso. Sem conteúdo não há presença digital e, o mais importante: sem conteúdo de qualidade a informação se torna genérica e fácil de ser esquecido.
Portanto, ao seguir esses passos, é possível dar início a uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo e impulsionar os negócios com informações de qualidade.