sábado, 5 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Como iniciar uma estratégia de Marketing de Conteúdo

18/11/2019
in Notícias

Nos dias de hoje, em que a internet é onipresente no dia a dia de qualquer consumidor, o conteúdo se torna a peça fundamental para que um empreendimento seja bem sucedido.

Para captar leads, reforçar a marca da empresa, assegurar a presença online, divulgar um produto ou simplesmente ser a empresa mais lembrada no seu segmento, o conteúdo é o protagonista.

Por essa razão, não basta apenas ter um site, criar um blog e disseminar conteúdo a esmo. É preciso, antes de tudo, contar com uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo.

Como se destacar em um oceano de informações

Diariamente, munidos com os seus smartphones e iPhones, acessando redes sociais e assistindo vídeos no Youtube, as pessoas são ilhas cercadas de informações por todos os lados.

Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo consegue destacar um empreendimento entre os demais, o mantendo sempre relevante na mente da persona.

Em se tratando de um conteúdo de qualidade, é importante contar com credibilidade e profissionalismo. Para assegurar esses dois detalhes fundamentais, é importante ter um site com o domínio devidamente registrado.

O registro de domínio confere para a sua empresa um diferencial, pois o público-alvo sente mais confiança ao acessar um site e enviar e-mail para um domínio que identifica a empresa.

Mas não adianta apenas ter um site, um domínio e uma presença online para dizer que a empresa está investindo em conteúdo de qualidade. Presença digital sem direcionamento e estratégia bem definida é um desperdício.

Contudo, é aí que entra a importância de uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Por isso, para dar início a uma estratégia, é necessário responder para si mesmo algumas perguntas essenciais. Veja mais a seguir.

Qual é problema que o seu negócio quer solucionar?

A vida é repleta de problemas, essa é a verdade. Ela é um caminho tortuoso onde as pessoas, no decorrer da jornada, irão se deparar com vários obstáculos. No entanto, para a sorte das pessoas, pelo menos um desses problemas a sua empresa vai solucionar.

Sendo assim, o seu negócio pode ser um pet shop, ou uma oficina mecânica, ou, quem sabe, um restaurante. Apenas em saber qual o problema o empreendimento tem o objetivo de solucionar, já fica mais fácil qual o conteúdo você vai abordar.

Quem é a sua persona?

Você já sabe qual é o problema que o seu negócio nasceu para resolver, resta saber quem vai procurar por você. É aí que surge a necessidade de criar a sua persona.

A persona é uma pessoa fictícia, um personagem que resume as características principais do seu público-alvo com os mesmos anseios e dores.

Definir da maneira mais completa e detalhada possível a persona facilita (e muito) encontrar o tom certo que será utilizado nos textos do blog, nas abordagens em vídeo, nas mensagens de e-mail marketing, enfim, irá guiar as ações do Marketing de Conteúdo.

Quais canais serão utilizados?

Essa é outra pergunta importante, afinal, sem canal, como o conteúdo vai chegar até a persona? Por essa razão não é à toa que estipular os canais a serem utilizados é uma das etapas mais importantes na estratégia de Marketing de Conteúdo.

Na hora de construir a persona, é possível identificar quais são os canais nos quais os seus futuros clientes mais utilizam. Use como uma vantagem.

Se você concluiu que o seu público prefere Instagram e frequenta pouco o Facebook, invista em criar conteúdo na rede social que mais vai trazer retorno.

Além das redes sociais, outros canais podem ser interessantes, especialmente se estiverem de acordo com a jornada do seu cliente. Sendo assim, o envio de e-mail marketing, ou até a criação de uma landing page, pode ser útil para captar leads, por exemplo.

Vale destacar que para o conteúdo ter ainda mais qualidade, é bom pensar no suporte dele. Portanto, uma boa ferramenta de envio de e-mail (como o Mailchimp) ou de criação de landing page (como a Instapage) darão mais segurança para a sua produção de conteúdo.

É a hora de encontrar os micro-momentos

O uso dos dispositivos móveis, tais como iPhones e smartphones, permite que qualquer pessoa, a qualquer hora do dia, acesse a internet, registre uma foto, baixe uma canção ou assista a um vídeo.

Os micro-momentos apontam que as tomadas de decisões de compra por parte da persona ocorrem a qualquer instante. Nesse caso, encontrar o micro-momento, o exato minuto em que o consumidor utilizou o smartphone para uma ação de compra é fundamental.

Nesse caso, tais ações são facilmente localizáveis e isso pode ajudar o seu negócio. Um exemplo disso é a possibilidade de criar um anúncio voltado para quem passa perto da sua loja.

Conclusão

Na era da informação, o conteúdo é precioso. Sem conteúdo não há presença digital e, o mais importante: sem conteúdo de qualidade a informação se torna genérica e fácil de ser esquecido.

Portanto, ao seguir esses passos, é possível dar início a uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo e impulsionar os negócios com informações de qualidade.

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.