Energisa Rondônia orienta sobre os cuidados na instalação da decoração natalina

Dezembro é o mês mais iluminado do ano, com enfeites natalinos embelezando toda a cidade. Ruas e casas ganham brilhos coloridos com enfeites e pisca-piscas dos mais variados estilos e cores. No período de ano novo não é diferente, um show de luzes para celebrar uma das mais grandiosas festas do mundo, o réveillon. Contudo, na instalação de tantos pisca-piscas e enfeites, há que se ter certos cuidados para evitar acidentes. Por isso, a Energisa Rondônia orienta sobre algumas medidas que podem garantir a segurança nas festas de fim de ano.

“Antes de instalar qualquer enfeite que seja ligado à energia, é recomendável que se revise as instalações elétricas do imóvel, assegurando que a capacidade dos condutores é compatível, observando o correto dimensionamento de cabos e fios. Certifique-se de que a indicação é adequada ao local do uso, interno ou externo, pois enfeites externos estarão sujeitos a chuva e poderão entrar em curto-circuito”, destaca Elson Borges da Silva Filho, gerente de Operação da Energisa Rondônia.

“Outra dica importante é para decoração de sacadas e fachadas. Deve-se ficar atento às distâncias entre o enfeite e a rede elétrica da rua. Nesse caso, a orientação é que se coloque longe da rede elétrica, para evitar acidentes. Sempre que possível, um profissional qualificado deve ser consultado”, alerta.

Diga não a gambiarras

Ao decorar a sua casa, evite fazer as chamadas ‘gambiarras’, como a instalação de vários enfeites e/ou equipamentos elétricos na mesma tomada, utilizando “T” ou “benjamim”. Essa prática pode sobrecarregar a parte elétrica da residência e causar incêndios e choques elétricos. Prefira iluminações em LED, que são mais econômicas e brilhantes e não geram aquecimento.

Dê preferência aos itens impermeáveis, pois são mais seguros e duram mais. Ao sair de casa, ou quando for dormir, desligue os enfeites luminosos, isso contribui para reduzir o valor da conta de energia e evita acidentes. Fixe bem a decoração para evitar que seja arremessada contra a fiação elétrica em caso de ventos e chuvas.

Caso seja necessário fazer adequação elétrica no evento, procure um profissional qualificado. Equipamentos elétricos como freezer e som devem ficar abrigados de áreas sujeitas a chuvas ou alagamentos. Caso o equipamento pegue fogo, se estiver conectado à rede de energia, nunca jogue água.

Elson Borges da Silva também reforça a importância de confirmar a procedência dos produtos. “O consumidor deve sempre verificar se os equipamentos têm o selo do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia]. E se for utilizar enfeites de outros anos, garanta que eles estão em boas condições”, orienta.

Casos de urgência envolvendo a rede elétrica, podem ser comunicados à Energisa pelo telefone 0800 647 0120, pelas redes sociais ou site .


Fonte:Assessoria