sexta-feira, 11 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Coronavírus matou 50% dos pacientes infectados em Guajará-Mirim

19/05/2020
in Rondônia

Dos 34 casos totais do novo coronavírus registrados em Guajará-Mirim (RO), 17 dos pacientes já morreram com a doença, ou seja, 50% dos infectados. É o que revela o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) divulgado nesta segunda-feira (18).

Somente nesta segunda-feira foram cinco mortes em Guajará-Mirim. Segundo a Sesau, as novas mortes são de três mulheres ( de 50, 73 e 86 anos) e dois homens (de 58 e 71 anos). Nos últimos quatro dias, outros três pacientes de Guajará-Mirim vieram a óbito.

Por causa do número de mortes por coronavírus, Guajará-Mirim (com 46 mil habitantes) passou a ocupar o ranking de cidade de Rondônia com maior taxa de letalidade: 50% dos pacientes morreram.

Primeira morte

A primeira morte de um paciente de Guajará-Mirim com Covid-19 foi registrada no dia 30 de abril. A vítima era um homem de 69 anos. Dois dias depois houve uma nova morte na cidade.

A maioria dos mortos são idosos, mais de 10. Porém há jovem na lista de vítimas da Covid-19 na cidade: um rapaz de 29 anos.

O que diz o município sobre as mortes?

Em entrevista à Rede Amazônica, o prefeito Cícero Noronha apontou o que a cidade tem de estrutura para atender os moradores.

“Nós temos ambulância, nós temos EPIs para os profissionais da saúde, parte dos medicamentos, um hospital regional e quatro leitos para pacientes de Covid-19. Desses quatro, só dois estão ocupados. Temos dois respiradores, o suficiente para o enfrentamento da doença”, explica Noronha.

Ainda segundo o prefeito, o estado está sendo omisso na situação da saúde pública de Guajará. “O estado está vendo tudo o que está acontecendo e não mandou um representante aqui para ver qual a gravidade e nos ajudar a ver o que se deve esses óbitos”, reclama.

Estado nega omissão

Em coletiva de imprensa, o secretário estadual de saúde negou que o estado seja omisso na situação de Guajará-Mirim.

“Nós estamos olhando muito de perto para Guajará-Mirim. Contatos frequentes com o prefeito, com o secretário municipal de saúde. Ontem, domingo, nós passamos boa parte do dia reunidos. Uma equipe técnica grande, entendo a situação e repassando orientações aos nossos irmãos de Guajará”, afirma Fernando Máximo.

Ainda segundo o governo, o estado tem atuado na cidade com capacitação, repasse de insumos e equipamentos de proteção individual aos servidores, além de testes rápidos para ampliar a descoberta de novos casos.

Assembleia quer intervenção na Saúde

Nesta segunda-feira, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) anunciou que deseja pedir a intervenção do estado na saúde pública de Guajará.

Segundo Laerte Gomes, está claro que o município perdeu o controle da situação com o coronavírus. Com isso, ele deve pedir para o governador assumir a saúde pública local. Fonte: G1

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.