sexta-feira, 4 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Museu Vivo da Memória Candanga fará oficinas on-line – Brasília

03/06/2020
in Distrito Federal

Reconhecido por transmitir os ofícios tradicionais trazidos pelos pioneiros na época da construção da Cidade, o Museu Vivo da Memória Candanga anuncia a retomada de seu calendário letivo. Os cursos tradicionais de atividades manuais que compõem as famosas “Oficinas do Saber Fazer” ganham uma nova versão. A partir do segundo semestre, as oficinas voltam a funcionar, de modo gradual, com aulas ministradas via internet.

Com as atividades presenciais interrompidas devido ao período de isolamento social, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no combate a pandemia causada pelo novo coronavírus, os equipamentos regidos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) buscaram alternativas por meio de atividades on-line, como é o caso do MVMC.

Nesse sentido, um dos maiores espaços de valorização, resgate e difusão de saberes, responsável por promover a interação entre comunidade, artesãos e agentes culturais, volta a funcionar na modalidade de ensino à distância. As oficinas gratuitas contarão com o apoio dos professores que ministrariam os cursos presenciais do museu.

Oficinas

A primeira oficina a ser lançada será a de “Cartonagem Criativa”, coordenada pela administradora e microempreendedora em negócios sustentáveis, Gizelma Fernandes, com apoio da Fundação Procurador Pedro Jorge, organização sem fins lucrativos, idealizadora do projeto ReCiclo . O curso on-line gratuito ensinará técnicas de encadernação, corte, vinco, revestimento e outros procedimentos com papel artesanal.

O conteúdo programático do curso envolve dados primários, que dão noções sobre a indústria do papel, uma das atividades industriais que convertem extensas áreas com vegetação nativa em monocultura, assim como os impactos econômicos e danos à saúde e ao meio ambiente. A oficina também se destaca pelo consumo consciente e reciclagem do papel, já que o que iria para o lixo pode se transformar em um artesanato de alto valor agregado.

Segundo a gerente do Museu, Eliane Falcão, a iniciativa será mais uma possibilidade de continuar o trabalho de resgate dos saberes populares propostos pela história do museu, além de incentivar a interação com as novas tecnologias e possibilidades criativas. “Nós e a comunidade estamos muito satisfeitos por poder retomar as atividades das oficinas em casa, durante este período de pandemia”.

Inovação

Para a professora Gizelma Fernandes, além de ensinar a cartonagem criativa – reaproveitando materiais que seriam descartáveis e transformando em utensílios como bloco de notas, caixas decoradas e marcadores -, a oficina de artesanato tem como objetivo proporcionar o contato entre arte e sustentabilidade, estimulando seus alunos a reflexões sobre a utilidade do material reciclado. “Neste curso, através da metodologia e experiências práticas, possibilitaremos a construção de conhecimentos e valores ecológicos pelo artesanato”, completa.

Gizelma destaca que o curso profissionalizante também dá noções sobre empreendedorismo, precificação e mercado para esse tipo de produto. Ela explica que a cartonagem criativa pode ser explorada de inúmeras formas. “Podemos transformar uma caixa de sapato em uma peça prática, bonita, que pode ser comercializado por um valor justo, estimulando a reflexão dos alunos, inclusive  sobre a nossa maneira de ser e de estar no mundo”, conta.

De acordo com a bancária Camila Carmo, aluna do curso presencial de cartonagem no Museu Vivo, sua experiência com o artesanato foi além da paixão pelas técnicas manuais. Ela resolveu confeccionar todas as caixas dos convites para os padrinhos do seu casamento. Com a interrupção do curso presencial por conta da pandemia, a aluna pediu que Gizelma a auxiliasse ainda assim a fazer os objetos em casa.

Por meio de uma “Live”, Gizelma ministrou a técnica da caixa de cartonagem, sanando todas as dúvidas e realizando o sonho de Camila. A aluna conseguiu concluir os convites feitos à mão e contou que está ansiosa para a retomada das aulas on-line. “É muito especial saber que um símbolo tão importante do meu casamento foi feito pelas minhas mãos. Quero aprender muito mais e estou ansiosa para o lançamento das aulas on-line”, celebra.

educação museu oficinas

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/06/02/museu-vivo-da-memoria-candanga-fara-oficinas-on-line

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.