segunda-feira, 30 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Coronavírus deixará campo fértil para literatura: dicas para incentivar a leitura infantil

29/06/2020
in Luca Moreira

Os livros sempre foram fortes aliados para a nossa saúde mental e, em tempos de pandemia, são uma ótima alternativa para amenizar o impacto do confinamento em nossas vidas. Ler é uma forma saudável de explorar o mundo sem sair de casa, alivia o estresse e nos deixa mais felizes. 

Para a escritora Isa Colli, a literatura tem o poder de mudar o mundo. “Mas para que isso aconteça precisamos de leitores”, completa. A autora, que é diretora da editora Colli Books, afirma que o isolamento social se apresenta como uma ótima oportunidade para aproximar as crianças do universo literário.

“As famílias podem aproveitar esse momento para incluir a leitura entre as atividades de lazer. As crianças estão o dia inteiro em casa e é preciso criar estratégias para evitar que fiquem ociosas. Uma dica é criar um ambiente acolhedor de leitura, deixar os livros sempre à mão para que os pequenos possam manipular e até brincar com eles. A contação de história também pode ajudá-las a passar por essa fase com mais tranquilidade”, diz Isa. 

Opção para adultos 

Este período de pandemia, que provocou tantas mudanças na rotina das pessoas e o aumento das incertezas sobre o presente e o futuro, a literatura tem cumprido o seu papel amenizando as ansiedades dos leitores.

A escritora sugere a leitura, escrita e o desenho como exemplos de atividades para combater os sentimentos ocasionados pelo confinamento. 

Usar a tecnologia a favor

Neste “novo normal” as tecnologias não podem ser desprezadas. As novas gerações praticamente já nascem rodeadas por elas. Uma cena comum é ver bebês manipulando com extrema facilidade e familiaridade aparelhos celulares e tablets. Então, o que fazer para cativar esse futuro leitor? 

“Na Colli Books, usamos a tecnologia justamente para nos aproximar da garotada. Trabalhamos a interação com as crianças por meio das redes sociais. Elas participam de vídeos temáticos e até das lives promovidas pela editora. Se gostam de tecnologia, chegamos com os livros por meio dela. E tem dado muito certo. A criança se encanta com esse universo lúdico e sente interesse em materializar a história, em tocar naquele livro que ela viu nos vídeos, em ver de perto a cena de um post do Instagram. Nesse momento percebemos que cumprimos a missão de trazer a criança para o mundo real da leitura”, destaca.

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.