sábado, 5 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

ASN – Produção audiovisual cresce no Seridó com incentivo do Curta Caicó

09/07/2020
in Brasil

Caicó – Seguindo a tendência dos novos tempos, a terceira edição do Festival Curta Caicó, acontecerá de 8 a 16 de agosto próximo e apresenta uma diversificada programação de workshops, oficinas, webinars, debates, homenagens e premiações. Toda a programação será divulgada no decorrer do mês de julho no site e redes sociais @curtacaico. O evento foi um dos contemplados com projeto no Edital de Economia Criativa do Sebrae-RN e este ano está sendo realizado em formato digital, respeitando os protocolos de prevenção com o distanciamento imposto pela pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Os filmes selecionados para as mostras competitivas e paralelas estarão disponíveis no site www.curtacaico.com.br, durante o festival. O evento também realizará diversas atividades formativas. Oficinas de produção de cinema, roteiro, documentário e elaboração de projetos culturais. O apoio financeiro do Edital de Economia Criativa  garantiu a realização das atividades formativas, que serão realizadas 100% em ambiente digital. Além do Rio Grande do Norte, o festival conta com consultoria de realizadores de outros estados, como Paraíba e Pernambuco.

“O apoio do Sebrae foi fundamental para realização dessa edição online. O Curta Caicó já está bem posicionado no mapa do audiovisual nacional e o cinema é uma atividade econômica que está sendo estimulada no Seridó”, explica o diretor do festival, Raildon Lucena,.

Incentivo ao empreendedorismo  

Reconhecida nacionalmente por ser uma região com grande potencial econômico e pelo empreendedorismo marcante, a região Seridó norte-rio-grandense, é famosa pelo bordado que recentemente recebeu o Selo de Indicação Geográfica, e pela produção de bonés, a rica culinária e gastronomia de produtos como a carne de sol e os queijos artesanais, os biscoitos e doces regionais de Caicó conhecidos em todo o País.

O município, cantado em verso e prosa na canção de Chico César “Prosa impúrpura do Caicó”, possui reconhecimento nacional pela realização de grandes eventos, como o carnaval e a Festa de Sant´Ana, considerada Patrimônio Imaterial do Brasil.

imagem09-07-2020-20-07-54O audiovisual também faz parte da história da cidade, que já contou com vários cinemas, entre eles, Cine Rio Branco, Cine Pax, Cine São Francisco e Alvorada, que agitavam o cenário local com grandes lançamentos. E é de Caicó o filme “Boi de Prata”, de Carlos Augusto Ribeiro Junior, segundo longa-metragem produzido na história do RN no final da década de 70. A direção de fotografia é do renomado Walter Carvalho, na época em início da carreira.

Com o fechamento das salas de exibição, Caicó acompanhou a ascensão e queda das vídeolocadoras. Para ver cinema, o caicoense precisava se deslocar mais de 100 KM, até o município de Patos (PB). O audiovisual se tornou algo distante da realidade do caicoense.

Após quase 40 anos da produção de “Boi de Prata”, o audiovisual voltou a ganhar força na cidade com o surgimento do Festival de Cinema Curta Caicó. Os curtas-metragens tomaram conta da tela do Centro Cultural Adjuto Dias, bem como as oficinas de cinema, os debates e as premiações. A primeira edição teve 415 filmes inscritos, número que aumentou para 535 na segunda edição e 662, agora em 2020.

A produção audiovisual regional também vem crescendo nos últimos anos. O festival recebeu apenas uma inscrição em 2018. Esse número saltou de 11 em 2019  para 22, com representantes de nove municípios, em 2020. O audiovisual também ganhou instituições de ensino da cidade, com a realização de oficinas de cinema no IFRN Campus Caicó e escolas estaduais.

O evento é realizado pela Referência Comunicação, empresa que vem se destacando no cenário local com produção cultural de eventos inovadores como o 1º Encontro das Doceiras, Festival Gastronômico e Encontro de Redes Centrais de Negócios. De acordo com o sócio-diretor da Referência, Diego Vale, a economia criativa é importante para o desenvolvimento regional e a vocação do Seridó traz esse respaldo e reconhecimento em âmbito nacional, que é potencializado a partir dessas atividades culturais.

Diretor do festival e sócio da Referência, Raildon Lucena afirma que o festival Curta Caicó é um sonho realizado. “É uma semente que plantamos e estamos vendo germinar. É gratificante realizar atividades formativas e acompanhar o interesse de estudantes e pessoas que vêem no audiovisual uma forma de expressão. De contar suas próprias histórias e narrativas. Para nós é uma grande satisfação e colocamos todo o nosso esforço e energia para realização do festival”, empolga-se.

O Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação com apoio do Edital de Economia Criativa do Sebrae do Rio Grande do Norte. O evento também conta com apoio da Rende Gás, Implarn, Replac e Sesc (RN), além de apoios culturais da Místika, Elo Company, Centro Técnico do Audiovisual, Associação de Críticos de Cinema do RN, Cardume, UERN e IFRN.

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=4121c4caed433710VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.