Arte: Secretaria de Obras
Já estão em andamento as obras de construção do desvio de trânsito na altura do quartel do Corpo de Bombeiros, na Estrada Setor Policial Militar (ESPM). O desvio se faz necessário por causa da interdição da via no acesso ao Eixo W, para quem trafega em direção ao centro do Plano Piloto; e no acesso ao Eixão, para os motoristas que circulam no sentido Aeroporto.
Durante as obras, previstas para durar 15 dias, o trânsito não sofrerá qualquer impacto. “Somente após a conclusão do desvio é que vamos interditar a via”, explica o subsecretário de acompanhamento e fiscalização de obras, Ricardo Terenzi. “Essa alteração no trânsito perdurará durante toda a obra de construção dos viadutos”.
Os trabalhos
A ESPM começa a ser revitalizada para compor o Corredor Eixo Oeste. Dividida em duas partes por questões de logística e segurança, a obra começa no trecho entre o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e o Terminal da Asa Sul (TAS). Serão feitos serviços de drenagem e pavimentação, além da construção de dois viadutos, ao custo de R$ 7.667.020. A previsão é que as obras sejam concluídas em um ano.
Segundo o secretário de Obras, Luciano Carvalho, o material utilizado no pavimento para circulação dos ônibus será o concreto, que tem maior durabilidade. “Além disso, os novos viadutos vão desafogar o trânsito, minimizando os engarrafamentos e os transtornos enfrentados diariamente pelos motoristas que trafegam pela região, especialmente nos horários de pico”, destaca.
Os serviços da primeira etapa serão iniciados com a construção dos dois viadutos. Um deles, no projeto identificado como Viaduto 62, será erguido na alça de acesso da ESPM ao Eixo W – o “eixinho de cima”. Terá 8 metros de altura, 33 metros de comprimento e 19 metros de largura.
Já o Viaduto 63, localizado na alça de acesso ao Eixo Rodoviário L (ERL, conhecido como “eixinho de baixo”), no sentido L4, terá 29 metros de comprimento, 15 metros de largura e altura aproximada de 8 metros. “Além disso, serão cerca de 2 km de pavimentação e 850 metros de drenagem”, esclarece o secretário.
Corredor Eixo Oeste
Com 38,7 quilômetros de extensão, esse corredor prevê o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente/Pôr do Sol com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e a ESPM, que leva ao Terminal da Asa Sul.
38,7 kmExtensão prevista para o Corredor Eixo Oeste
O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto. As obras serão executadas por trechos, pois seria inviável fazer todas as intervenções de uma vez no trânsito. Além da revitalização da Avenida Hélio Prates, o corredor contempla diversas outras obras, tais como a construção de viadutos e do túnel de Taguatinga.
* Com informações da Secretaria de Obras
Avenida Hélio Prates Corredor Eixo Oeste deslocamento Eixão Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) Estrada Setor Policial Militar (ESPM) extensão interdição do trânsito obras Plano Piloto Sol Nascente/Pôr do Sol
Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/07/13/comecam-as-obras-do-desvio-de-transito-na-espm