ASN – Evento online discute retomada do turismo na região do Circuito de Águas Paulista

Começou nesta segunda-feira (13) o 1º Fórum Online Liderança e Integração para o Desenvolvimento do Circuito das Águas Paulista. Ao longo de quatro dias, empresários, gestores públicos e integrantes do Terceiro Setor serão sensibilizados e preparados para a retomada das atividades econômicas na região. O evento online é transmitido pelo canal do Sebrae SP no Youtube. A iniciativa faz parte do Programa Líder do Sebrae que visa mobilizar, qualificar e integrar lideranças para o desenvolvimento regional em todo o Brasil.

A abertura do evento contou com a presença do ex-presidente do Sebrae e atual assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos, que acompanhou a construção do programa na instituição. Ele acredita que o grupo Líder na região trará respostas rápidas para a retomada. “Agora com a pandemia nunca se tornou tão necessária essa união. O projeto no Circuito das Águas Paulista tem uma oportunidade única com a união dos municípios. As pessoas vão querer voltar para a natureza e procurar um lugar preparado para recebê-las ”, destacou.

O superintendente do Sebrae SP, Wilson Poit, também acredita que com a retomada, o turismo interno no Brasil poderá voltar com mais força. “Nossas pesquisas indicam que o turismo interno, que sofreu tanto neste período de pandemia, terá um destaque nesta retomada. Muitas pessoas não vão viajar para o exterior, não querem fazer voos longos e vão preferir viajar pelo seu estado para lugares que oferecem segurança para toda a família”, declarou.

Durante a abertura do evento, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, aproveitou para destacar os bons resultados do programa Líder no país, que conta com 59 experiências em 664 municípios e o envolvimento de mais de 2.300 líderes. “É um programa transformador, pois valoriza a pluralidade das pessoas com elevação de conhecimento e consciência na busca de um desenvolvimento que não é individual, mas sim coletivo, impulsionando todos a serem melhores”, declarou.

Melles também ressaltou as ações do Sebrae em prol do desenvolvimento econômico do país, com a participação fundamental  das micro e pequenas empresas, especialmente no turismo. Segundo ele, o apoio do Sebrae ao segmento em 2019 e 2020 alcançou a ordem de R$ 291 milhões. Ele anunciou ainda que o Sebrae está interessado em criar um “Prodetur das Águas”, em que atuará junto ao Banco Mundial por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Sobre o grupo Líder

O grupo Líder do Circuito das Águas Paulista foi iniciado em 2019 e  integra lideranças de  nove municípios da região: Amparo, Águas de Lindóia, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Mesmo com as medidas de isolamento da pandemia do coronavírus, o grupo continuou mobilizado de forma virtual para avaliar e organizar medidas de enfrentamento conjunto em meio à crise, inclusive com a realização do 1º fórum online que acontece até a próxima quinta-feira (16).

Além da apresentação da metodologia e estrutura do Programa Líder, o primeiro dia do evento trouxe o case de sucesso na região do Sudeste Mineiro, com destaque para o município de Capitólio, onde as ações do programa tiveram grande envolvimento dos empresários da região e transformaram o turismo local com amplas mudanças, desde melhorias na infraestrutura até a profissionalização de negócios que atuam no turismo náutico da cidade.

A programação do fórum online, nos próximos dias, inclui discussões sobre o turismo no período pós- pandemia e debates sobre Indicação Geográfica com apresentação de cases do Vale dos Vinhedos e do Café da Alta Mogiana, com a participação de produtores locais e representante do Ministério da Agricultura. Também haverá um dia específico para a apresentação de protocolos de retomada das atividades econômicas, elaborados pelo grupo do Circuito das Águas Paulista, com apoio do Sebrae, além de rodada de capacitação sobre os protocolos de diversos segmentos e a criação de um selo para os pequenos negócios.

O Diretor Técnico do Sebrae, Bruno Quick, que participou da implementação do Programa Líder no Circuito das Águas, reconheceu o potencial empreendedor da região e destacou a atuação do Sebrae neste momento. “Essa é a hora de revelar nossa real capacidade de agir ou reagir adequadamente sem perder o rumo para enfrentar, primeiramente as questões de saúde, que envolvem a sobrevivência das pessoas,  e também dando condições para que possam seguir com seus negócios na retomada. Por último, com o espírito de superação para saírem diferentes e melhores da crise”, declarou.

Programação do evento online – a partir 19h

2º Dia (14 de julho): Prosa regional com café e cachaça – Indicação Geográfica como diferencial competitivo

3º Dia (15 de julho): Protocolos de Saúde para a Retomada

4 º Dia (16 de julho): Turismo no Circuito das Águas Paulista em Novos Tempos

Para assistir o 1º dia do evento clique aqui.

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=f2df0b1e3de43710VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default