sábado, 5 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

ASN – Decreto prorroga os prazos das medidas de manutenção do emprego

15/07/2020
in Brasil

O governo federal publicou nesta segunda-feira (13), o decreto que prorroga os prazos para celebrar os acordos de redução proporcional de jornada e de salário e de suspensão temporária do contrato de trabalho e para efetuar o pagamento dos benefícios emergenciais. Com a medida, os prazos para que os Empregadores e Empregados celebrem acordos, ou estenderem o período acrescido nos instrumentos já celebrados será 30 dias para a redução de jornada e salário e 60 dias para a suspensão temporária de contrato.

 As duas modalidades, com o Decreto, passam a ter períodos máximos de 120 dias.

 

REDUÇÃO JORNADA/SALÁRIO

SUSPENSÃO CONTRATO DE TRABALHO

COMO ERA

90 dias

60 dias

COMO FICOU

120 dias

120 dias

O limite máximo a ser utilizado somando-se as duas modalidades foi estipulado em 120 dias. Sendo assim, a empresa que já utilizou o limite máximo anterior, de 90 dias, só poderá fazê-lo por mais 30 dias.

De igual modo, a empresa que deliberou por suspender o contrato de trabalho por 60 dias, só poderá suspender novamente por mais 60 dias (caso não tenha optado por conceder 30 dias de redução de jornada/salário).

Subsistindo a aplicação simultânea das duas modalidades – sendo 60 dias para a suspensão e 30 dias para redução -, o Empregador só poderá estender a suspensão do contrato de trabalho ou a redução por mais 30 dias.

Dessa forma, os acordos já celebrados poderão ter seus prazos estendidos, porém, os períodos já utilizados até a vigência deste Decreto de Prorrogação serão computados para fins de contagem, respeitando os limites máximos.

Dentro da modalidade “suspensão do contrato de trabalho” é possível fracionar o prazo em períodos intercalados ou sucessivos, exigindo-se que os períodos sejam iguais ou superiores a 10 dias.

Aos trabalhadores com contrato de trabalho intermitente (celebrado até 01/04/2020), o pagamento de R$ 600,00 do benefício emergencial foi agraciado com mais um mês (eram apenas 3 meses).

A norma esclarece que a concessão e o pagamento de tais benefícios dentro das prorrogações dos prazos estabelecidos estão condicionadas às disponibilidades orçamentárias.

Serviços sociais autônomos

O governo federal publicou, no Diário Oficial do dia 14 de julho, a Lei nº 14.025 que alterou, excepcionalmente, as alíquotas das contribuições aos serviços sociais autônomos. Com a medida, o Sebrae passa a destinar ao Fundo de Aval às Micros e Pequenas Empresas (Fampe), o percentual mínimo de 50% dos recursos que lhe são repassados do adicional de contribuição previsto em lei de 1990.

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=d4ced0aeab353710VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.