A pandemia do coronavírus transformou a forma de comemoração de datas importantes no calendário brasileiro. Com o Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (9/8), não será diferente, os micro e pequenos negócios têm buscado desenvolver alternativas para encarar esse desafio e lançado produtos e serviços para reforçar os laços afetivos, mesmo com a distância e o isolamento social. As tradicionais cestas de café da manhã foram reinventadas e se transformaram em presentes temáticos para os pais.
O Chef Paulo Tarso (@chefpaulotarso), sócio do restaurante Rubrio em Brasília, lançou um box exclusivo do Dia dos Pais com um almoço completo, que serve com fartura quatro pessoas. O menu inclui entrada, prato principal, sobremesa, bebida e mimos. “Pra mim, Dia dos Pais e´ dia de juntar a fami´lia ao redor da mesa, almoc¸ar em grande estilo e relembrar histo´rias desses caras que, junto com nossas mães, arregaçam as mangas e fazem de tudo para nos dar a base que necessitamos para crescer e prosperar enquanto seres humanos”, afirmou ele.
“O box foi criado para aqueles pais que gostam de comer e beber bem. Sabemos que com a pandemia, muitas famílias têm receio de sair de casa, com toda razão”, pontua Tarso. O cardápio do box inclui: croquete de ossobuco com geleia de pimenta, coxinha de pernil de porco na brasa com ketchup de goiabada, polenta parmesana com almo^ndegas de cordeiro defumado, arroz caldoso de costela com queijo de cabra, escondidinho de abo´bora com carne de sol artesanal e manteiga de garrafa de sa´lvia, cupim cozido por 72h, pure^ de batatas peruanas com alho negro e cebola caramelizada. E para adoçar ainda mais o dia, a sobremesa será com brownie de pecan com Bourbon, chocolate especial, gelato e pudim de leite cremoso e sem furinhos. O almoço acompanha ainda uma garrafa de whisky 12 anos, cervejas e itens personalizados.
As cestas também foram repaginadas com a Encaixe Histórias (@encaixehistorias). A inovação, liderada pelas amigas Larissa Nóbrega e Kelly Almeida, tem a proposta de emoldurar e eternizar histórias. “Nossas cestas e nossos quadros são criados a partir da história de amor e afeto que a pessoa tem com quem vai ser presenteado. Montamos um quadro exclusivo e personalizado com itens que simbolizam os melhores momentos daquela relação: viagens, animais, seriados, hobbies em comum, comidas. Para o Dia dos Pais, fizemos uma promoção bem legal. Quem encomendou o quadro personalizado também recebeu uma cerveja artesanal. Nossas cestas são completamente adaptáveis ao gosto do cliente, podemos mandar frutas, vinhos, pães, geleias, doces, frios, o que a imaginação permitir e o que o cliente acreditar que mais vai agradar”, explica Larissa Nóbrega.
O analista de competitividade do Sebrae e economista, Rafael Moreira, considera que as datas comemorativas são um verdadeiro “respiro” para o comércio durante a pandemia. “Diante do cenário cheio de desafios que enfrentamos, realmente observamos uma melhora considerável nas vendas durante as datas comemorativas. Muitos dos micro e pequenos negócios têm essa capacidade de resiliência e de reinvenção que encontra oportunidade nessas datas mais movimentadas do mercado. É importante que o empreendedor tenha sempre em vista – em especial neste momento – o conforto, comodidade e segurança do cliente”, reitera Moreira.