fbpx
Home / Rio Grande do Sul / Nova sede da biblioteca municipal é inaugurada – Jornal Cidades

Nova sede da biblioteca municipal é inaugurada – Jornal Cidades

A nova sede da Biblioteca Municipal de Taquari foi inaugurada na semana passada. O espaço, localizado na Rua Sete de Setembro, 1759, foi batizado de Maria Consuelo Saraiva Dias (Teteia), educadora falecida em novembro de 2018. A solenidade foi marcada pela emoção de familiares e amigos de Teteia, que lotaram as dependências da biblioteca na noite especial.

 O vereador José Harry Saraiva Dias, irmão da educadora, falou em nome da família, agradecendo à administração pela homenagem prestada. “A nossa amada Teteia nasceu para educar. Dedicou-se, durante toda a sua vida, a essa nobre missão, deixando um grande exemplo de amor e doação à arte de ensinar. O nosso muito obrigado ao Maneco e ao André por esta bela homenagem.”

 A professora Antônia Rita Hassen Jesus ressaltou o legado daquela que, mais do que sua colega de profissão, foi uma grande amiga. Depois, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus realçou a importância da educação “em tempos difíceis como estes, quando justamente essa área é atingida por cortes inconcebíveis”.

 O prefeito destacou Maria Consuelo como uma referência e um exemplo digno de ser seguido. “Ela defendia ideias, e ideias de um mundo mais justo e igualitário, cuja construção começa necessariamente pela educação. Teteia, em sua atuação como professora, diretora e secretária municipal, sempre buscou isso.”

 A mãe da homenageada, Flávia Therezinha Saraiva Dias, usou da palavra. Emocionada, ela recordou que já na infância Teteia se revelava predestinada à missão de educar. “Com as tábuas de uma mesa que havia em nossa casa, ela improvisava um quadro negro, pegava sua caixa de giz, reunia os irmãos e alguns primos num quartinho e ali dava suas aulas.”