fbpx
Home / Rio Grande do Sul / União Europeia reafirma apoio a acordo nuclear com Irã antes do anúncio de Trump

União Europeia reafirma apoio a acordo nuclear com Irã antes do anúncio de Trump

[bloqueador2]A União Europeia ressaltou seu apoio ao acordo nuclear com o Irã, no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se prepara para anunciar mais tarde seu veredicto sobre o futuro da iniciativa. Porta-voz da Comissão Europeia, Maja Kocijancic disse nesta terça-feira (8) que “o acordo funciona e continua o nosso compromisso em implementá-lo”.
A porta-voz afirmou que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) certificou dez vezes que o Irã cumpre suas obrigações. Trump e o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmam que o governo de Teerã mentiu sobre suas ambições nucleares e não é confiável.
Kocijancic disse que “este não é um acordo baseado na confiança, mas em fatos”. A chefe da política externa da UE, Federica Mogherini, ajuda a supervisionar o modo como o Irã e outras potências globais implementam o acordo e resolvem quaisquer disputas. 
Rússia expressa preocupação com anúncio dos EUA 
O governo da Rússia advertiu que uma “situação muito séria” pode surgir, caso o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anuncie mais tarde nesta terça-feira que retirará seu país do acordo nuclear internacional do Irã. Porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitry Peskov fez as declarações mais cedo, antes do anúncio planejado por Trump na Casa Branca.
Peskov afirmou que “nem é preciso dizer que surgirá uma situação muito séria”, caso os EUA se retirem do acordo nuclear de 2015 entre o governo de Teerã e as potências globais. A Rússia foi uma das potências envolvidas no acordo, segundo o qual o Irã limitou seu programa nuclear em troca da retirada de sanções econômicas. 

[/bloqueador2]