fbpx
Home / Santa Catarina / DIVS/SC ganha prêmio sobre Vigilância em Saúde no ENAAL 2019

DIVS/SC ganha prêmio sobre Vigilância em Saúde no ENAAL 2019

[bloqueador2]

O trabalho de pesquisa apresentado pela equipe da Gerência em Saúde Ambiental da Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual foi premiado com Diploma de Honra ao Mérito na categoria de Vigilância em Saúde (concedido aos autores do melhor trabalho de cada área temática do âmbito do evento) no ENAAL 2019 – XXI Encontro Nacional e VII Congresso Latino-Americano de Analistas de Alimentos, concorrendo com outros 37 trabalhos de pesquisa de todo o Brasil.

A pesquisa premiada é intitulada “Vigilância da Fluoretação das Águas do Estado de Santa Catarina no período de 2015 a 2018 – VIGIFLUOR”, de autoria das servidoras Cristine Durante De Souza Silveira, Ana Cristina Pinheiro Do Prado, Michele Marcon Telles Prado e do servidor Fernando Da Silva Dos Santos.

Este trabalho está relacionado à fluoretação das águas provenientes de abastecimento público. Na literatura, são reportados efeitos preventivos do flúor para a integridade dentária, prevenindo a ocorrência da carie. Diante do exposto, a DIVS publicou legislação estadual para o teor ótimo de concentração do íon fluoreto na água destinada ao consumo humano, com um mínimo e máximo. Diferente do que reporta a legislação federal, não estabelecendo valor mínino.

Como resultado do trabalho desde a implantação da legislação estadual, ocorreu uma melhora nos valores de adequação referente ao íon fluoreto mínimo e máximo estabelecidos. Podendo resultar em uma redução de 20 e 40% a prevalência da cárie em adultos conforme mencionado na publicação.

Segundo a equipe premiada, o ENAAL foi uma oportunidade de troca de ideias e experiências com profissionais de diversas áreas de atuação, ficando lisonjeada com o premio recebido de Honra ao Mérito pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em Santa Catarina, com repercussão direta na saúde da população.

Além do trabalho premiado, a DIVS/SES/SC apresentou outros quatro trabalhos voltados à pesquisa e fiscalização sanitária, que listamos abaixo:

Panorama do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) e Fiscalização no Estado de Santa Catarina. Equipe de pesquisadoras:  Michele Vieira Ebone, Sônia de F. Santos, Csele Vand Sand, Letícia Cândida Teixeira e  Juliany Cristine Geller Palavicini.

– Vigilância Sanitária no Monitoramento Microbiológico de Queijos Comercializados em Santa Catarina. Equipe pesquisadora: Sônia de F. Santos, Michele Vieira Ebone, Csele Vand Sand, Letícia Cândida Teixeira e Juliany Cristine Geller Palavicini.

– Monitoramento das Rotulagens de Produtos Alimentícios: Um olhar da Vigilância Sanitária de Santa Catarina. Equipe pesquisadora: Sônia de F. Santos, Csele Vand Sand, Juliany Cristine Geller Palavicini, Letícia Cândida Teixeira, Michele Vieira Ebone e  Renata Francinni de Oliveira Trilha.

Requisitos Basilares para Empresas Fabricantes de Embalagens Plásticas Alimentícias: Migração e Legislações. Equipe pesquisadora: Sônia de F. Santos, Michele V. Ebone, Csele V. Sand e  Andréa C. S. Damian.

Emmanuelli Padilha – DIVS

Informações adicionais para imprensa:Emmanuelli PadilhaNúcleo de ComunicaçãoDiretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina – DIVS/SES/SCE-mail: comunicacaodivs@saude.sc.gov.br Fone: (48) 3251-7931 / 98835-4543Site: www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br

Leia mais…

[/bloqueador2]