Home / Santa Catarina / Globo em Foco 16/05/18 – Rede Peperi

Globo em Foco 16/05/18 – Rede Peperi

O tempo é de …. . A previsão para as próximas horas é nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 14graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia é … graus e … décimos. Umidade relativa do ar é … por cento.

A Bolsa de Valores abriu a quarta-feira em queda. O dólar começou a semana em alta, cotado em três reais e 67centavos. O euro vale quatro reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a 16 vírgula cinco centavos para venda e 15centavos para a compra.

A Organização para a Proibição das Armas Químicas confirmou nesta quarta-feira que cloro “provavelmente foi utilizado como arma química” durante um ataque contra a cidade de Saraqeb, na Síria no mês de fevereiro. A conclusão foi baseada na presença de dois cilindros, no depoimento de testemunhas, em amostras do ambiente que demonstraram a presença de cloro e em uma série de pacientes levados a hospitais logo após o incidente com sintomas consistentes com a exposição ao cloro e outros agentes tóxicos.

A Coreia do Norte disse que irá suspender as conversações de alto nível com a Coreia do Sul que haviam sido programadas para esta quarta-feira. O motivo são exercícios militares conjuntos de Seul com os Estados Unidos. Pyongyang afirma que os exercícios são um treino de invasão do Norte e uma provocação em meio à melhora de relações entre as duas Coreias. O país também pôs em dúvida a cúpula marcada com DONALD TRUMP para 12 de junho.

Confrontos entre manifestantes e policiais de choque deixaram ao menos 35 feridos e 10 detidos nesta terça-feira em Matagalpa, no norte da Nicarágua. Os atos integram a série de protestos contra o governo de DANIEL ORTEGA que já deixaram 53 mortos. As manifestações contra o governo, que começaram no último 18 de abril, em meio a um clima crescente de violência, também deixaram mais de 400 feridos.

O Ministério Público Federal denunciou à Justiça Federal de Brasília o empresário JOESLEY BATISTA, dono do grupo J&F, e mais cinco pessoas por crimes como corrupção passiva, ativa, embaraço a investigações e lavagem de dinheiro. O procurador da república, ÂNGELO GOULART VILELLA também foi denunciado. Segundo o Ministério Público, as pessoas denunciadas atuaram em conjunto para vazar informações com o objetivo de favorecer o grupo de JOESLEY BATISTA. O processo está no Tribunal Regional Federal.

A investigação contra o senador PAULO BAUER do PSDB por suposto recebimento irregular de 11 milhões e meio de reais através da empresa Hypermarcas nas eleições de 2014 está avançando no Supremo Tribunal Federal. A Procuradoria Geral da República pediu a abertura de inquérito sobre o caso e aponta indícios de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A suspeita é de que a empresa do ramo farmacêutico fazia doações eleitorais em caixa dois através da assinatura de contratos fictícios com prestadores de serviço. No caso de BAUER, uma empresa de engenharia e saneamento com sede em Joinville, um instituto de pesquisas e um escritório de advocacia de Florianópolis assinaram contratos com a Hypermarcas, mas o dinheiro teria ido para BAUER.

O advogado JOSÉ EDUARDO ALCKMIN emitiu uma nota ontem a tarde sobre a investigação do suposto recebimento irregular de valores para o senador PAULO BAUER. Ele afirmou que a denúncia em questão não tem nenhuma relação com fatos investigados no âmbito da “Operação Lava Jato”. A nota cita que o senador PAULO BAUER “aguarda a oportunidade legal para manifestar-se perante o Judiciário, certo de que terá sua inocência reconhecida”. O advogado disse que os fatos mencionados pelo delator são inexistentes e carecem de comprovação.

Em março e abril deste ano, 250 tornozeleiras eletrônicas foram colocadas em presos em Santa Catarina. O dado foi divulgado ontem pelo Tribunal de Justiça. Atualmente, 430 pessoas cumprem penas e medidas restritivas dessa forma no estado. Em todo o ano passado, foram colocadas cerca de 300 tornozeleiras eletrônicas em presos do estado. O custo mensal da utilização do monitoramento da tornozeleira eletrônica é de 159 reais. Em contrapartida, cada preso que está recolhido dentro do sistema prisional custa entre mil e 500 e três mil reais.

Em Santa Catarina, 52 cidades participam do Feirão do Imposto de 2018. Estão previstas mais de 130 atividades para marcar o evento, que reivindica mais eficiência no uso dos recursos públicos. O slogan é “Pague 2 Leve 1”. O dia ‘D’ será neste sábado. A mobilização surgiu em 2002 em Joinville, no Norte catarinense, e foi expandida para outras regiões do país nos anos seguintes. O objetivo é prestar informações à população sobre a dimensão da carga tributária nacional.

O último boletim oficial divulgado ontem a noite pelo Hospital da Unimed Balneário Camboriú informou que o deputado LEONEL PAVAN segue em estado grave, em coma induzido e respira por aparelhos. Ele está internado desde segunda-feira quando sofreu um AVC hemorrágico. A preocupação dos médicos é com o edema, o inchaço causado pela hemorragia no local onde ocorreu o acidente vascular cerebral. A evolução do edema indicará o tempo de sedação e de internação do ex-governador.

Curso de estética é oferecido em parceria com a prefeitura. A informação é do coordenador CARLOS HENRIQUE. Conforme ele, a formação acontece em São Bernardino. As inscrições já estão sendo feitas na Secretaria de Educação do município. O coordenador explica que neste curso o estudante conhecerá todas as técnicas necessárias para uma formação integral que fará um diferencial em sua nova carreira.

Profissional de Estética é um especialista nos cuidados com o corpo e rosto. CARLOS, explica que a formação visa à manutenção da saúde, da beleza e do bem-estar. Este profissional realiza também massagens como drenagem linfática e modeladora a fim de amenizar a celulite, gordura localizada e outros problemas que afetam o contorno corporal. Realiza também limpeza facial, depilação e hidratação.

Curso de estética conta com estrutura necessária onde os alunos aliam teoria à prática no desenvolvimento das competências profissionais. CARLOS HENRIQUE – coordenador do curso, em São Bernardino, ressalta que o profissional de estética realiza procedimentos estéticos faciais e corporais visando à prevenção, manutenção e recuperação da pele O campo de trabalho para esse profissional pode ser em espaço próprio, de terceiros, em domicílio, institutos de estética e beleza, clínicas médicas, hotéis, spas, academias e demais serviços de saúde e bem-estar.

Após a conclusão satisfatória do curso, cumprindo a frequência mínima exigida, o aluno recebe o Certificado de Qualificação. O coordenador frisa que as aulas terão início no dia 23, agora de maio, e acontecem todas as quartas-feiras. As inscrições estão sendo feitas na Secretaria Municipal de Educação até no dia segunda-feira.

Peça teatral alerta sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Conforme a secretária de assistência social de Campo Erê LUCIANE GIACCHINI, o social juntamente com Creas, Cras e Cmdca, promoveu ontem o dia todo no Centro de Eventos Eugênio Bernard, sessões de teatro alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado nesta sexta-feira. Ação envolveu alunos de toda rede municipal e estadual de ensino, mais estudantes da Apae e crianças do Projeto Semear.

É importante debater com alunos e sociedade sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. LUCIANE, diz que a mobilização tem como princípio chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. A peça teatral apresentada ontem, com o tema “Florescer”, foi encenada pelo Grupo Teatral Reminiscências, de Joaçaba.

Grupo Teatral aborda tema sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de forma lúdica. A secretária, destaca que objetivo do evento foi informar, sensibilizar e chamar atenção de toda a sociedade para o enfrentamento e a defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Para ela, é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida e livre do abuso e da exploração sexual.

Casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser denunciados. LUCIANE GIACCHINI – secretária de assistência social de Campo Erê, ressalta que além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Orienta que quem souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia Civil, Polícia Militar, ou então ligar para o Disque Denúncia Nacional, que é o número 100.

Prefeito recebe comitiva de parlamentar federal em seu gabinete.

Para o chefe do executivo de São Bernardino ADELI RIFFEL, é de grande valor os 230 mil reais do deputado federal PEDRO UCZAI para seu município. É um incentivo a mais que fortalece o setor, que muitas vezes carece de maquinário para fazer o trabalho com qualidade. RIFFEL, ressalta que nos últimos meses o município recebeu duas retroescavadeiras que auxiliam melhor os agricultores. O prefeito fica satisfeito quando acontece essa parceria na busca de emendas para benefícios ao município.

Ex-prefeito de Dionísio Cerqueira representa parlamentar na entrega de recurso. ALTAIR RITTES, esteve em São Bernardino para entrega dos 230 mil reais para compra de uma retroescavadeira, oriundos do deputado federal PEDRO UCZAI. RITTES, diz que o parlamentar sempre esta apoiando os pequenos municípios, pois sabe da demanda de cada um, bem como das dificuldades na agricultura. Como é ano eleitoral, os trâmites devem ocorrer antes de agosto, ou então em novembro São Bernardino já contará com a nova máquina para atender aos agricultores.

Mesmo sendo ano eleitoral deputado segue destinando recursos aos municípios. O ex-prefeito de São Lourenço do Oeste GERALDINO CARDOSO, agora também assessor de PEDRO UCZAI, conta que dentro da legalidade e respeitando os prazos, o parlamentar segue apoiando as pequenas cidades. Entende que essa emenda de 230 mil reais, para o município de São Bernardino é muito importante e vai beneficiar mais de quinhentas famílias de agricultores. A máquina vem em boa hora, já que o prefeito ADELI RIFFEL, diz que os equipamentos da prefeitura estão defasados.

Retroescavadeira vai beneficiar muitos agricultores. Segundo o vereador de São Bernardino ADAIR XAVIER, que gestionou o recurso junto ao deputado PEDRO UCZAI, é muito importante esse convênio, pois tudo que ajuda os agricultores é bem vindo. Foram repassados 230 mil reais para compra de uma retroescavadeira. O equipamento novo vai auxiliar agricultura de um modo geral, bem como associação do município.

É importante que o legislativo atue na busca de recursos para o município. O comentário é de LINDOMAR LAMP – presidente da Câmara de Vereadores de São Bernardino. Para ele, além da função de fiscalizar atuação do executivo, o vereador tem o poder de buscar recursos que beneficiam a população.

A união dos legisladores pode trazer diversos benefícios aos municípios. A observação é da vereadora JOCELAINE BENDER. Ela conta que é importante já em seu primeiro mandato estar junto na conquista desse valor de 230 mil para beneficiar agricultores de São Bernardino.

Corpo de Bombeiros centraliza atendimento de chamadas. Segundo o Sargento responsável pelo setor de telefonia da Divisão de Tecnologia da Informação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, ENIO PEREIRA, o formato tende a otimizar o trabalho dos bombeiros militares, profissionais e comunitários. Ele explica que já está em andamento um processo para centralizar os chamados feitos via 193 na sede do Batalhão em São Miguel do Oeste.

Chamadas de Itapiranga e Guaraciaba foram direcionados e não houve contratempos. Nesta segunda etapa os chamados de Dionísio Cerqueira, São José do Cedro e Palma Sola passam a ser direcionados. Para isso, está sendo instalado um sistema de alarme remoto para que o atendente faça o chamado, via tela de computador, da equipe e veículos necessários. O direcionamento dependerá se a ocorrência se trata de incêndio, pré-hospitalar, acidente, dentre outros chamados.

Objetivo da centralização dos chamados do Corpo de Bombeiros é liberar os atendentes de cada quartel para que possam atuar diretamente no atendimento de ocorrências. O sargento PEREIRA, afirma que a central possui duas linhas e atendentes suficientes para o trabalho. Se houver necessidade será feita ampliação das linhas e contratação de pessoas. O sargento lembra que nos casos de quarteis fechados, a população não terá prejuízo, porque a central dará o suporte e resposta necessários.

Forças de segurança realizam operação integrada de fronteira. Na manhã, de hoje, a Operação Integrada de Fronteira envolve as Polícias Militares de Santa Catarine, Paraná e a Gendarmeria da Argentina. Cada força de segurança realiza patrulhamentos, operações e abordagens dentro de sua área de atuação. A operação tem duração de 24 horas. Ao término das atividades também é realizado outro momento conjunto para que sejam apresentados os resultados. O maior objetivo da iniciativa, é garantir a segurança na região de fronteira e manter a integração entre as forças policiais o que é de extrema importância para elucidação dos fatos ocorridos.

Empresa fica completamente destruída em incêndio. A empresa Lusama, de São Lourenço do Oeste, foi destruída pelas chamas na madrugada de hoje. Para combater o fogo, o Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste, precisou de apoio das guarnições de Campo Erê, Quilombo, São Domingos e Xanxerê. Nesta manhã ainda tinha fogo dentro dos barracões e não se sabe ainda onde o fogo começou.

Conforme os bombeiros de São Lourenço do Oeste, os peritos de Chapecó vão verificar por onde as chamas começaram. O caminhão-pipa da prefeitura auxilia nos trabalhos. A Polícia Militar esteve no local, controlando o trânsito de pessoas e veículos.

Colisão frontal deixa duas pessoas feridas na SC 157. O grave acidente ocorreu ontem, na rodovia entre os municípios de Quilombo e Coronel Freitas. O Corpo de Bombeiros de Quilombo, foi chamado para atender a ocorrência. Envolveram-se na colisão frontal, um caminhão, placas de Chapecó e uma caminhonete. No caminhão além do motorista havia um passageiro, os dois tiveram ferimentos e foram socorridos pela guarnição ao Hospital de Quilombo. Já o condutor da caminhonete não estava no local do acidente, no momento do atendimento dos bombeiros.

Após briga preso é morto em penitenciária. O desentendimento ocorreu na segunda-feira, por volta das 22 horas e 50 minutos numa cela no bloco Dois da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão. O detento MARCELO DE MATTOS, 30 anos matou por asfixia o preso RAFAEL LINHARES. MARCELO confessou autoria do crime. Após a criminalística realizar a perícia, o corpo de RAFAEL foi encaminhado ao IML de Francisco Beltrão. O autor está condenado á 52 anos de prisão pelos crimes de roubo, homicídio, latrocínio e em 2006 quando cumpria pena na Casa de Custódia de Curitiba matou por asfixia o preso JEFERSON BACKI, 36 anos, com quem teve um desentendimento.