fbpx
Home / Santa Catarina / Uma árvore de Páscoa formada por 10 mil cascas de ovos

Uma árvore de Páscoa formada por 10 mil cascas de ovos

[bloqueador2]

Foto por Daniel Búrigo

(Foto: Daniel Búrigo)

Clique para Ampliar


Lucas Renan Domingos

Tudo começou em uma visita realizada há três anos à cidade de Pomerode, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Foi lá que a confeiteira Maria Zanette, com dez anos de experiência na profissão, buscou a inspiração para dar um fim criativo para as cascas de ovos utilizados em suas receitas. De lá para cá, ela começou a quebrar as cascas com os devidos cuidados para destiná-las a um desejo: montar uma árvore de Páscoa com cascas de ovos pintadas.

Ela e uma nora, que também faz e comercializa comidas caseiras, juntaram as cascas, higienizaram e, com a ajuda de familiares, pintaram, decoraram e penduraram as peças em uma pequena árvore no ano passado. Na época, foram 3,5 mil ovos, mas neste ano o desafio foi ainda maior.

Ao chegar à casa da confeiteira, uma espécie de sítio localizado no interior do Bairro Naspolini, em Criciúma, logo de cara o visitante nota que a decoração de Páscoa daquele local possui algo diferente. São cortinas sobre a passagem dos carros e pequenas árvores decoradas com os ovinhos. Mais adiante, o orgulho de Maria, uma goiabeira seca, com nenhuma folha, mas decorada com 10 mil cascas de ovos.

Dedicação e terapia

Para alcançar o feito, ela contou com a ajuda de irmãos, filhos, netos, sobrinhos e de quem esteve disposto a ajudar. Segundo os cálculos dela mesma, aproximadamente 40 pessoas se envolveram na montagem da árvore. Alguns pintam uma casca em dois minutos; já os mais detalhistas, segundo Maria, levaram até uma hora para finalizar.

“Vai desde crianças de dois anos até idosos com 75 anos que pintam as casquinhas. Para esta árvore, começamos a guardar as cascas depois da Páscoa do ano passado e fomos até novembro. As pinturas começaram depois do Carnaval e foram finalizadas no último dia 25. A parte de pintura fica mais com quem me ajuda, eu fico mais com a tarefa de pendurar os ovos na árvore”, revela a confeiteira.

Para terminar a decoração de uma casca, também é preciso ter paciência, pois tudo é feito à mão. Após limpas, elas recebem um fundo, ficam secando por um tempo e depois retornam para a decoração final. Porém, Maria garante que a dedicação é uma terapia gratuita.

“A gente relaxa, passa o tempo e depois vê o lindo resultado. Tenho uma irmã de 71 anos e ela me ajuda nas pinturas. Se deixar, ela passa o dia pintando de tanto prazer que sente. É bastante trabalho, mas muito gratificante. Eu até brinco que, quando uma pessoa pinta com uma cor mais escura, é porque o dia dela não está bom. Se pinta mais colorido, é porque o dia dela está alegre, de tanto que a atividade reflete no nosso dia a dia”, relata.

O significado da Páscoa

Apesar de não esconder a alegria de ter montado a árvore, a confeiteira também não esquece o lado da fé. “A Páscoa é valorizar a família e lembrar que o Norte das nossas vidas é Jesus Cristo. Foi graças aos meus familiares que consegui realizar isso aqui. Eu sonho e eles vão juntos comigo”, destaca Maria, já projetando uma árvore com 20 mil ovos no próximo ano e com o desejo do lugar se tornar um local de visitação em Criciúma durante a época.

[/bloqueador2]