O Senai é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Desde 1942, quando iniciou suas atividades, já formou mais de 65 milhões de trabalhadores. Atualmente, essa rede funciona com 518 unidades fixas e 504 unidades móveis em 2,7 mil municípios brasileiros. Além disso, em agosto deste ano, a instituição ficou em primeiro lugar na olimpíada mundial de ocupações técnicas, a WorldSkills 2015, o que comprova seu nível de excelência.
A afirmação é do presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – Fiero, Osvaldo Rosalino, na solenidade de abertura da 6ª edição do Mundo Senai na manhã desta quinta-feira (10 de setembro), nas dependências da escola Marechal Rondon, em Porto Velho. O evento acontece durante o dia de hoje e desta sexta-feira (11).
A programação conta com ciclo de palestras, minicursos, oficinas, cursos EAD, mostra cultural com apresentação de talentos (manhã) e apresentação de cartazes (tarde) e serviços de utilidade pública, com a participação do Sistema Nacional de Emprego – Sine Municipal, que vai emitir carteiras de trabalho e cadastramento para vagas de trabalho.
Em breve pronunciamento, Rosalino disse que o evento oportuniza contato mais próximo do mundo da indústria. “Para nós, do Sistema Fiero e do Senai, é cada vez mais fundamental despertar nos jovens o interesse pelo aprendizado. Com o Mundo Senai esta aproximação tornou-se possível nos últimos seis anos. Ao participar, cada um pode se identificar com determinados setores da indústria, criando um novo olhar sobre o futuro, além de ampliar os conhecimentos em educação profissional, inovação e serviços técnicos e tecnológicos”, comentou.
De acordo ainda com Rosalino, a proposta é apresentar o Senai como um mundo de descobertas e oportunidades no setor industrial. “O Mundo Senai, além de promover o interesse pela educação profissional, aproxima os jovens estudantes das práticas inovadoras no ambiente industrial”, finalizou.
Representando a diretora regional Adir Oliveira, o gerente de Educação do Senai/RO, o professor Suamy Lacerda afirmou que a instituição está em um novo caminho ao se tornar a rede de escolas de ensino profissional mais bem-sucedida do mundo, com a participação vitoriosa na WorldSkills 2015, competição mundial de competência profissional, ao conquistar mais de 90 medalhas. “Convido que deixem o Senai se apresentar e façam o mesmo. Talvez em contato com as nossas mini palestras e laboratórios, alguns de vocês se encantem com o mundo das profissões e se tornem, quem sabe, um profissional expoente para o futuro da indústria rondoniense”, argumentou.
O diretor da unidade Senai Marechal Rondon, Helder Cavalcante, a vice-presidente para relações com micro e pequenas indústrias e presidente do Sindivest/RO, Helena Aparecida Riça Mourão, a superintendente do Sesi/RO, Gilvani Fares, o superintendente do IEL/RO, Paulo César de Figueiredo, a gerente de mercado do Senai/RO, Elsa Ronsoni, colaboradores do Sistema Fiero, alunos, lideranças e diretores das unidades Sesi e Senai prestigiaram a solenidade.
Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero