O prefeito de Ariquemes, Lorival Amorim, que foi deputado estadual e se elegeu para Prefeitura de Ariquemes em 2012 pelo PMN, está sem partido.
Informações dão conta de que o prefeito Lorival já recebeu convites de vários partidos, entre eles o PMDB, PDT, PSD e PSB.
Ainda não se sabe para qual partido irá o mandatário municipal, mas o certo é que não poderá esperar por muito tempo, pois se quiser ser candidato no próximo ano, a filiação deve estar regularizada até o final do mês de setembro.
Os presidentes de partidos que estão de plantão nas articulações de filiações para compor as chapas para as eleições de 2016, já devem estar correndo atrás de Lorival, afinal, ele é uma liderança política de uma das maiores cidades de Rondônia, e não é de se jogar fora a presença de uma autoridade dessas em qualquer partido que seja.
Troca de partido
Para políticos eleitos para o poder executivo ou senado federal, a Lei permite a troca de partido, conforme a Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº 5.081 do Distrito Federal, onde o ministro relator cita: “A perda do mandato em razão de mudança de partido não se aplica aos candidatos eleitos pelo sistema majoritário, sob pena de violação da soberania popular e das escolhas feitas pelo eleitor”.
Já para cargos do Legislativo, como vereadores e deputados, o mandato é do partido e devido a coligação, os políticos eleitos para estes cargos ficam impossibilitados de ficar trocando de partido, sob o risco de perderem o mandato para o primeiro suplente da coligação.
Da Redação – Folha Nobre