Um apagão deixou parte de Rondônia, incluindo Porto Velho, e vários municípios do Acre sem energia na tarde deste domingo (13). A interrupção no fornecimento de luz teve início por volta de 14h30 (horário local). Em cerca de 30 dias, esta foi a terceira vez que os dois estados sofreram com apagões. De acordo com a Eletrobras Distribuição Rondônia, a queda se deve a um problema de transmissão.
O problema deste domingo começou a ser resolvido cerca de uma hora depois do início, mas, segundo a Eletrobras Distribuição Rondônia, ainda não há previsão de quando todas as áreas afetadas terão o serviço restabelecido. Até as 17h30, vários pontos ainda estavam sem energia.
Além da capital, entre as cidades atingidas em Rondônia estão Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e os municípios do Vale do Jamari, Jaru, Pimenta Bueno, Espigão D’Oeste, Presidente Médici, Ouro Preto do Oeste, Guajará-Mirim e Nova Mamoré. Na região do Cone Sul, não houve interrupção nos serviços. No Acre, o problema foi sentido em Rio Branco e diversas cidades do interior.
Este foi o terceiro apagão registrado em cerca de um mês nos dois estados. As duas vezes anteriores foram nos últimos dias 31 e 11 de agosto. Segundo o superintendente de operação e manutenção da Eletrobras, João Picanço, nos três casos, os apagões foram causados por problemas na transmissão de energia, que não é de responsabilidade da concessionária.
“Como a Eletrobras vai distribuir a energia, se ela não receber? A partir do momento que não temos a energia chegando aqui, não há como levar até as casas”, justifica Picanço, explicando que a Eletrobras é apenas distribuidora de energia nos estados e que a transmissão é de responsabilidade da Eletronorte.
Procurada pelo G1, a empresa disse que ainda não há informações sobre as causas do apagão deste domingo. “Quando há estes problemas, é montada uma comissão para fazer a análise de todos os dados e fatores do problema”, informou Robinson Percy, gerente da regional de transmissão em Rondônia da Eletronorte.
Também não foram informadas ainda as causas das outras duas interrupções de energia em agosto. Percy diz que o relatório da investigação dos casos será divulgado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Segundo ele, uma reunião foi realizada na última semana, no Rio de Janeiro, entre o ONS, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Eletronorte e a Eletrobras Rondônia e Acre para discutir os problemas. Autor: G1