A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) juntamente com o deputado Tiririca (PR), gravaram um vídeo incentivando a população de Ariquemes a continuar realizando doações ao professor Gessi James Soares Moreira.
O caso do professor Gessi, que luta contra a doença E.L.A (Esclerose Lateral Amiotrófica) começou a ser mostrado pela imprensa de Ariquemes, e o Canal 35 do jornalista Ricardo Schwantes, iniciou uma campanha para arrecadar fundos para que o professor possa realizar um tratamento especializado.
O professor Gessi é muito conhecido na cidade e seus amigos e alunos tem enviado mensagens de apoio e várias doações. Estima-se que a campanha já tenha arrecadado quantias acima de R$ 35 mil.
Mas como o tratamento é caro, e existindo a provável necessidade de ser feito fora do país, a campanha continua a mobilizar as pessoas ‘do bem’, inclusive, a deputada Mariana Carvalho de Rondônia, que juntamente com o deputado Tiririca de São Paulo, fizeram um vídeo para pedir mais ajuda ao professor. Veja o vídeo abaixo…
Da Redação – Folha Nobre
Postagem da deputada Mariana no Facebook:
//
O professor Gessi James Soares Moreira, reside em Ariquemes/RO, desde 2007 sofre de uma doença degenerativa, cuja sigla é ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica – O Professor Gessi está lutando contra a ELA e precisa de uma cirurgia bastante complexa, que só é realizada fora do país. Por ser uma pessoa bastante querida, muitos amigos formaram grupos para pedir ajuda. Vamos ajudar esse guerreiro, que agora ensina generosidade.De pouco a pouco ele conseguirá o tratamento que tanto precisa.Tudo aquilo que se compartilha se multiplica.A conta para depósito está em nome do próprio professor:Conta Poupança – 8.228-7Agência 4002-9Banco do BrasilVariação 51CPF: 610.444.406-87 #AmigosDoGessi #TodosContraELA @tiriricanaweb
Posted by Mariana Carvalho on Terça, 15 de setembro de 2015
Esclerose lateral amiotrófica
A esclerose lateral amiotrófica (ELA), também designada por doença de Lou Gehrig[1] e doença de Charcot, é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores, as células do sistema nervoso centralque controlam os movimentos voluntários dos músculos, e com a sensibilidade preservada.
É a forma mais comum das doenças do neurônio motor e o termo esclerose lateral refere-se ao “endurecimento” do corno anterior na substância cinzenta da medula espinhal e do fascículo piramidal no funículo lateral da substância branca da medula, no qual se localizam fibras nervosas oriundas de neurônios motores superiores, formando o trato cortico-espinhal lateral.
Os músculos necessitam de uma inervação patente para que mantenham sua funcionabilidade e trofismo, assim, com a degeneração progressiva dos neurônios motores (tanto superiores, corticais, quanto inferiores, do tronco cerebral e medula), ocorrerá atrofia por desnervação, observada, na clínica, como perda de massa muscular, com dificuldades progressivas de executar movimentos e perda de força muscular.
Entre as personalidades afetadas por esta doença encontram-se: Lou Gehrig (jogador de baseball norte americano), David Niven (ator britânico), o físico teórico e cosmólogo Stephen Hawking, o futebolista polonês Krzysztof Nowak (jogou no Brasil pelo Clube Atlético Paranaense[2] ), e os músicos norte americanos Charles Mingus, Mike Porcaro, Leadbelly e o guitarrista virtuoso Jason Becker. O músico português José Afonso também morreu da doença. No Brasil, o ator Fausto Rocha também padeceu da doença, com a descoberta em 1997 e falecimento em 2001. Washington, ex-futebolista da Seleção Brasileira, do Clube Atlético Paranaense e doFluminense Football Club foi portador da E.L.A ( morreu dia 25/05/2014 )[3] . Marcelo Xavier, artista plástico, escritor e ilustrador mineiro, convive com a doença há quase vinte anos e segue uma trajetória produtiva, mesmo com a perda progressiva dos movimentos[4] . Da Wikipédia