Pela quarta vez, em aproximadamente 40 dias, o Estado de Rondônia teve o fornecimento de energia elétrica interrompido. Nesta sexta-feira (18), o primeiro pico de energia ocorreu por volta das 15h, segundo as empresas Eletrobrás Distribuição Rondônia e Eletronorte – Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A, que afirmam que “o ponto de origem do problema ainda não foi encontrado”.
O apagão foi registrado em todas as zonas da capital, incluindo os bairros Pedrinhas, Panair, Arigolândia, Caiari, São João Bosco, Olaria, Caiari, Nacional, Alphavile, Embratel, Jardim das Mangueiras, Jardim América, Eldorado, Cohab Floresta, Teixeirão, Tancredo Neves, Ulisses Guimarães, Marcos Freire, entre outros.
Segundo Robinson Percy, gerente da regional de transmissão da Eletronorte, em Rondônia, a empresa está focada para reestabelecer o fornecimento de energia elétrica. “Queremos logo solucionar o problema, enquanto isso, outra equipe está fazendo um levantamento para identificar a causa. Estamos aguardando a resposta do centro de operações”, explica.
Apagões
Desde o mês de agosto os estados de Rondônia e do Acre sofrem com as frequentes quedas de energia. Na madrugada do dia 11 de agosto, os dois estados ficaram sem energia por cerca de 1h30. Vinte dias depois, aconteceu outro blecaute na região, justificado com o desligamento de uma linha de transmissão no circuito Ariquemes/Ji-Paraná, no Estado de Rondônia, atingindo as capitais Porto Velho e Rio Branco (AC), além de cidades próximas.
No mês de setembro, um novo apagão atingiu cerca de 10 municípios, além de alguns municípios do estado vizinho.
Do G1