A população de Rondônia e Acre já suspeitava, mas a confirmação veio via redes sociais pelo Secretário chefe da Casa Civil do governo de Rondônia Emerson Castro, em publicação neste fim de semana, durante o sexto apagão ocorrido em menos de 40 dias. Segundo Castro, a informação foi repassada a ele por Luis Marcelo, presidente da Eletrobrás em Rondônia. O executivo teria dito que a culpa dos apagões é das regiões centro-sul do país, “o que acontece quando aumenta muito a demanda no centro-sul? cortam aqui para que não haja desabastecimento lá, pois o impacto lá é muito superior em número de habitantes que em nossa região”. E ele completa a informação, “se a subestação fosse ampliada ou se a Termonorte voltasse a funcionar, não teríamos esses apagões”.
Porém, minutos depois o próprio Castro editou sua publicação, retirando a informação sobre o desligamento proposital, conforme mostra o texto abaixo, já editado.
E Castro editou pela terceira vez as próprias declarações:
E para aumentar ainda mais a ira dos que acompanham o secretário nas redes sociais, ele fechou o fim de semana mandando os rondonienses, que estão sofrendo com o calor absurdo e com a falta de energia, “fazer do limão uma limonada”. A postagem viralizou em grupos de Whatsapp e redes sociais.