segunda-feira, 19 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Buscas por idoso que se perdeu há 70 dias em reserva serão retomadas

22/09/2015
in Segurança

O Corpo de Bombeiros e o Núcleo de Operações Especiais (NOA) devem retomar na segunda-feira (21) as buscas pelo idoso que está perdido há 70 dias dentro da reserva florestal Pacaás Novos, no distrito de Tarilândia, em Jaru (RO). De acordo com a família, um amigo de Manoel da Silva, de 75 anos, deve ajudar a equipe nos trabalhos. O parque tem mais de 700 mil hectares de mata fechada.

Segundo a filha do idoso, Vanda Mamedio, um amigo de seu pai, que já fez passeios pela mata com Manoel, procurou a família para tentar ajudar, pois ficou sabendo do sumiço na reserva. “Ele nos disse que o local onde estávamos procurando não é o rumo que meu pai costumava ir. Agora ele vai ajudar nas buscas”, conta.

O amigo de Manoel, o técnico em mineração Ademar de Oliveira, entrou há dois anos com o idoso na reserva florestal e tem certeza que pode ajudar a encontra-lo.  “Eu tenho absoluta certeza que sei onde ele pode estar. Ele tem uma rota certa. 99% de chance que ele esteja na região que eu conheço, pois eu já fui com ele”, afirma Ademar.

Segundo Ademar, pelo conhecimento que o aposentado tem da área, ele descarta a possibilidade de Manoel estar perdido, já que quando quando fizeram a excursão o aposentado foi o guia. “Quando entramos, ele não utilizava nenhum equipamento para se orientar. Era só pelo pôr e nascer do sol. Entramos e saímos sem nenhum problema. Não acredito que ele esteja perdido, pois já teria conseguido sair seguindo o rio”, conta.

Pacáas Novos (Foto: Eco/ Divulgação)

Sumiço
A filha de Manoel, Vanda Mamedio, contou que o pai faz excursões em matas há cerca de 40 anos junto com amigos. “Ele organizou a ida muito bem escondida da gente, em meados de julho. Como ele é separado e mora sozinho. Isso facilitou para que ele organizasse, os mantimentos. Ele arranjou companhia e nos disse que iria para Mirante da Serra (RO) atrás de uma namorada”, conta.

Ao descobrir que o idoso não tinha ido para a casa da suposta namorada, os familiares noticiaram o caso à polícia e começaram a procurá-lo. Juntando as informações entre os amigos de Manoel, suspeitaram que ele tivesse ido para a mata.

Já no distrito de Tarilândia, os filhos encontraram a casa onde o pai e mais dois amigos dormiram. “O dono da casa nos contou que meu pai e dois amigos entraram na mata e pediu para avisar que sairia da mata em até 20 dias”, conta Vanda.

Um dos amigos desistiu da viagem logo no primeiro dia e retornou para Jaru, mas Manoel e outro amigo, que a polícia ainda não identificou, continuaram a aventura dentro da mata.

Para Vanda, a situação é muito angustiante. “A gente fica com o coração na mão, não é?  Meu pai tem hipertensão, problemas cardíacos, além das outras dificuldades que um idoso naturalmente tem. Era para ele ter uma vida tranquila e não se aventurar dentro da mata”, lamenta a filha.

As buscas pelo idoso foram suspensas no dia 1° de setembro, a pedido da família. A Polícia Civil está investigando para tentar identificar quem é o  outro homem que sumiu na mata junto com o idoso. Autor: G1

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DesaparecidoIdosoJaruPacaásReserva

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.