domingo, 11 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Segundo IBGE Rondônia, tem apenas 0,5% de entidades sociais e pouco voluntariado

01/10/2015
in Rondônia

Mais de 77% das entidades privadas de assistência social sem fins lucrativos contam com a ajuda de voluntários, revela pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE) nesta quarta-feira, 30.

Entre novembro de 2014 e julho de 2015, o instituto pesquisou, por telefone, 16.984 estabelecimentos em todo o País. Tratou-se da segunda etapa de uma pesquisa iniciada em 2013, quando foi identificado o universo de entidades desse setor. Nesta segunda etapa, divulgada nesta quarta, 13.659 estabelecimentos foram considerados ativos e adequados ao âmbito da pesquisa – outros 1.259 não responderam, 552 não foram localizados por telefone, 378 estão paralisados, 369 estão inativos e 767 funcionam, mas não se adequam ao âmbito da pesquisa.

Dessas 13.659 entidades assistenciais, 10.537 (77,1%) contam com pessoas que trabalham de graça. Desse grupo de voluntários, 80,4% colaboram até 10 horas por semana. Outros 11% trabalham de 11 a 20 horas, 5,8% de 21 a 40 horas e 2,8% colaboram por mais de 40 horas semanais.

De 13.659 entidades assistenciais que existem no País, 10.537 (77,1%) contam com pessoas que trabalham de graça

Os voluntários são mais frequentes em cidades com mais de 50 mil e até 100 mil habitantes (83,9%). Quanto à distribuição territorial, há mais gente que trabalha de graça no Centro-Oeste (81%) e menos no Norte (68,5%).

Segundo a pesquisa, 68,1% das entidades têm funcionários contratados, que são mais comuns no Sudeste (76,3%) e mais raros no Nordeste (54,6%).

Benefícios. O benefício mais comum oferecido pelas instituições é a alimentação, ofertada por 82,3% das unidades. A comida pode ser pronta para o consumo (81,7% desse grupo) ou em cestas básicas (40,8%).

Segundo a pesquisa, 48,9% das unidades oferecem doação de bens ou outro tipo de auxílio material. Desse grupo, a grande maioria (76,2%) oferece agasalhos ou outro tipo de roupa, cobertores, móveis, colchões ou utensílios domésticos; 48,6% oferecem fraldas infantis ou geriátricas; 41,6% fornecem material escolar ou esportivo e uniformes; 39,6% dão aparelhos ortopédicos, próteses, óculos, dentaduras, cadeiras de roda ou muletas; e 38,2% fornecem medicamentos ou vacinas.

Entre os auxílios oferecidos também figuram enxoval para gestantes e recém-nascidos (29,1%), pagamento de exames médicos (24,1%), fotos e segunda via de documentos (20%), transporte de doentes e apoio financeiro para tratamento de saúde fora do município (19%), passagens para pessoas em trânsito intermunicipal ou interestadual (15,1%), pagamento de aluguel, taxas ou contas de água, energia elétrica ou gás (14,5%), auxílio para construção (13,8%) e urnas funerárias e sepultamento (11,8% das entidades).

Entre os serviços de proteção social básica prestados pelas unidades, o mais frequente é o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, que visa ampliar os vínculos familiares e a socialização: 75,4% das unidades oferecem esse tipo de auxílio. Auxílio na defesa e garantia de direitos é o segundo tipo de ajuda mais comum, ofertada por 21,5% das entidades; 21% delas oferece proteção para deficientes ou idosos.

Distribuição pelo País. As entidades de assistência social são mais comuns nos Estados de São Paulo (3.917 unidades, ou 28,7% do total), em Minas (2.341 unidades, 17,1%) e no Paraná (1.474 entidades, 10,8%). Os Estados com menos unidades são Rondônia, Tocantins e Alagoas (0,5% em cada um desses Estados, respectivamente com 72, 69 e 63 unidades), Amazonas (0,3%, 35), Acre e Amapá (0,1% e 12 unidades em cada) e Roraima (3 unidades, o que corresponde a menos de 0,1%).

Cidades com mais habitantes dispõem de maior número de entidades, que são mais raras nas cidades menores: 28,4% das unidades ficam em municípios com mais de 500 mil habitantes, enquanto só 3% delas atuam em cidades com até 5 mil moradores.  Autor: Estado De São Paulo

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: EntidadesVoluntariado

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.