sexta-feira, 30 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Artigo – Dia de prestigiar o pequeno empreendedor

03/10/2015
in Artigos
Em evento cultural realizado neste ano, em Porto Alegre (RS), a holandesa Saskia Sassen, uma das sociólogas mais respeitadas do mundo, enfatizou a necessidade de reforçarmos os pilares de nossa sociedade, sobretudo pela voz que ecoa das zonas urbanas. Para tanto, ela ponderou um dado alarmante: entre 2013 e 2014, empresas multinacionais investiram cerca de 600 bilhões na compra de áreas dentro das 100 maiores cidades do mundo. O Objetivo? Criar polos de negócios, megaprojetos econômicos.
Ela cita o caso de Londres. “Os sheiks do Catar têm mais áreas no centro da capital do que a própria rainha da Inglaterra”, frisou. A crítica de Saskia é um tiro no coração do capitalismo pós-moderno. A postura predatória dos grandes empreendimentos, nacionais e estrangeiros, deixam as regiões urbanas densas, mortas. O desfecho é o afastamento dos pequenos empreendedores e o agravamento das desigualdades. Atento a essa realidade (também registrada em solo brasileiro), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) decidiu inovar. A segunda-feira (05) vai marcar o dia do #compredopequeno.
Os pequenos negócios movimentam a economia – produzem 27% do PIB e geram 52% dos empregos do Brasil. São mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas em todo o país. Atualmente, há cerca de 5,3 milhões de microempreendedores individuais e 4,2 milhões de produtores rurais. Além disso, os pequenos contribuem ao desenvolvimento das comunidades, produzem novos empregos e favorecerem a distribuição de renda. Em suma, oferecem uma perspectiva social de qualidade de vida.
Saskia Sassen acredita que a economia de uma cidade não se forma nos polos de megaprojetos, mas sim no ‘sujeito urbano’. Este sujeito seriam todas as pessoas que fazem a roda da cidade girar, que dão voz a ela. “Será que perdemos o dom da fala?”, questionou. Se depender da iniciativa do Sebrae, não. Nesta segunda, o brasileiro terá a oportunidade de dar uma chance às pequenas marcas, incentivando os enlaces do tecido social.
Quem empreende sabe quão difícil é manter uma empresa no Brasil, não apenas pelas condições de impostos e juros, mas pela concorrência desleal promovida pelos donos das grandes corporações. Comprar do microempreendedor incita a formação de novas amizades e estimula o ímpeto de novos negócios. Neste dia, portanto, colabore com o próximo. #compredopequeno e orgulhe-se disso.
Por Gabriel Bocorny Guidotti
Bacharel em Direito e estudante de Jornalismo

Porto Alegre – RS

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: ArtigocampanhaempreendedorSebrae

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.