sexta-feira, 16 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Artigo – Transforme COCO VELADO em DINHEIRO

03/10/2015
in Artigos, Opinião

O Brasil ocupa o 4º lugar do ranking mundial na produção de coco, perdendo apenas para Indonésia, Filipinas e Índia, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Somos também um dos principais produtores de alimentos do planeta e desperdiçamos anualmente R$12 bilhões em alimentos que poderiam alimentar 30 milhões de pessoas carentes.

O mito de que coco velado é coco estragado sustenta o seu desperdício. Mas “COCO VELADO NÃO É COCO ESTRAGADO”, é simplesmente o coco seco num estagio mais avançado de maturação, portanto ele já não tem mais água, já soltou da casta, é mais doce, macio e de excelente qualidade. Coco contém cálcio, magnésio, fósforo, ferro, sódio, selênio, iodo, zinco, flúor, manganês e entre outros elementos, portanto é ótimo para a saúde.

O coco ralado vendido nos supermercados em países como a Suíça é mais doce, mais grosso (como se fosse realmente ralado), não é da mesma cor do nosso (branco total), é um branco gelo e é mais macio, portanto tem  todas as características do nosso coco velado ralado e parece ser de mais qualidade que os desidratados que normalmente encontramos nos supermercados do Brasil. O que nos leva a questionar: Será que outros países produtores de coco estão exportando coco velado pra lá enquanto nós o desperdiçamos?

Não sabemos, mas é certo que precisamos destruir esse mito de que coco velado não presta e diminuir o desperdício. O que fazemos com o coco seco que ainda tem água, podemos fazer também com o coco velado, só não podemos usar o tradicional rapa-coco para extrai-lo porque o coco velado já soltou da quenga, mas podemos usar um ralador, liquidificador ou qualquer outra fermenta para deixa-lo na forma que desejamos.

É possível que o momento de crise econômica do país favoreça o comercio alimentício, afinal de contas podemos passar sem uma roupa nova ou sem um cineminha, mas não sem alimento. Então sugiro que prove o coco velado puro, teste-o em suas receitas, nas mais diversas formas e nos mais deliciosas pratos. Poderá usa-lo nas receitas de coquinho caramelado, pães, cocadas, sorvetes, tortas, bolos, doces, em forma de leite e óleo de coco, entre outas. Reconheça a riqueza desse coco e dê a ele o seu devido valor. Também podemos evitar o desperdício transformando o coco velado em dinheiro com a produção e venda de alimentos derivados dele. O comercio alimentício, a economia e o seu bolso poderão ser beneficiados, além de favorecer a saúde e agradar o paladar. Pense nisso!!!!!

Por Rosita Fonteles – [email protected]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: ArtigococodinheiroOpinião

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.