Os governador Confúcio Moura (RO) participou nesta sexta-feira (2) em Campo Grande (MS), da abertura do Fórum de Governadores do Brasil Central. O evento conta também com a participação dos chefes do executivo dos estados de Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e do Distrito Federal.
Este é o quarto encontro do Fórum. Os governadores do seis estados discutem, dentre outros assuntos, a formatação e viabilização de projetos comuns em áreas como educação, agricultura familiar, ciência e tecnologia, e recuperação de áreas degradadas.
Consórcio
No encontro anterior, realizado na Capital do Tocantins, Palmas, os governadores assinaram o protocolo de intenções para a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. Na reunião desta sexta-feira, 2, deve ser apresentado um relatório sobre a criação desse Consórcio e como está a tramitação, no Legislativo de cada Estado, do projeto de lei que o instituiu.
O principal objetivo do Fórum de Governadores do Brasil Central, consolidado com a criação do Consórcio, é fortalecer politicamente os estados, o que facilitará a busca de recursos para o desenvolvimento das unidades da federação que compõem o grupo.
Planejamento
Antecedendo a realização do encontro dos governadores, nesta quinta-feira, 1º, os secretários de planejamento dos seis estados envolvidos estão reunidos discutindo os detalhes da agenda de trabalho dos governadores. No encontro, será elaborado um Memorando de Entendimentos que posteriormente deve ser assinado pelos governadores.
Assinatura de Ações conjuntas
A assinatura de um memorando onde estará a formatação e viabilização de projetos em comuns em áreas como educação, agricultura familiar, ciência e tecnologia, e na recuperação de áreas degradadas, realidade comuns entre os Estados é o principal resultado dos Governadores do Fórum Brasil Central.
O governador Reinaldo Azambuja abriu o encontro que contou com a participação dos governadores Marconi Perillo (GO), Pedro Taques (MT), Confúcio Moura (RO), Marcelo Miranda (TO) e Rodrigo Rollemberg (DF), além de secretários estaduais e deputados. Além da discussão de investimentos por meio do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste).
Antes da reunião dos governadores, secretários de governo discutiram sobre programas na área de educação e aplicação de qualidade em gestão pública. Também foram expostos projetos de tutoria e consultoria pedagógica. Dentre outros assuntos esteve em debate o “Pacto pela Reforma do Estado” (modelo já discutido em outras propostas no país) e os avanços inovadores na educação, que já estão sendo alinhados com a Organização Não-Governamental (ONG) “Teach For All”.
Essa é a 4ª edição do Fórum, realizado para dar seguimento a criação do consórcio. Nesta reunião também foi apresentado relatório sobre o consórcio, que precisa ter uma carta de intenções aprovada em todos os estados. Até o momento, somente Distrito Federal e Mato Grosso do Sul não tiverem os projetos aprovados pela Assembleia Legislativa.
Fonte: Diário Digital e da Assessoria PMDB