Seis municípios de Rondônia localizados na faixa de fronteira com a Bolívia e divisas com os estados do Amazonas, do Acre e de Mato Grosso começam a receber câmeras de videomonitoramento.
De acordo com a assessoria de imprensa do estado, ao todo serão instaladas 62 câmeras. Quatorze equipamentos devem ser implantados no município de Buritis, onde o processo já foi iniciado, 13 em Vilhena, nove em Pimenteiras do Oeste, nove em Costa Marques, 15 em Guajará-Mirim e duas em Nova Mamoré.
O videomonitoramento funciona com equipes que gravam durante 24 horas todo tipo de ocorrência a partir das imagens geradas pelas câmeras. Por meio dessas imagens, o policial identifica os eventos criminosos e aciona uma viatura policial para a localidade. As câmeras utilizadas permitem monitorar em um ângulo de até 360º.
O sistema foi adquirido por meio de convênio entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, o Ministério da Justiça e o governo de Rondônia dentro do plano da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras na ordem 2,5 milhões.