Os números impressionam. Mais de trinta milhões de visualizações em seis anos no maior portal de vídeos do mundo: o YouTube. Essa é a marca registrada pelo canal HINOS ANTIGOS E INESQUECÍVEIS de acordo com o YouTube Analytics. O proprietário do canal, o morador do município de Jaru, no Estado de Rondônia, Elias Gonçalves, relata que a criação da página ocorreu meio que por acaso no dia 22 de junho de 2009 quando postou o vídeo “A Grandeza de Deus” de apenas trinta e cinco segundos, cuja narração exalta o poder do Criador, Sua glória, perdão, amor, sabedoria, entre outras características específicas daquele em quem a humanidade pode confiar.
As postagens de mensagens motivacionais prosseguiram de forma mensal até a publicação no dia 19 de outubro de 2009 da canção “Igreja que Ora” com o cantor Carlos Oliveira. Devido ao fato de se publicar apenas um vídeo por mês, a repercussão do canal foi muito pequena durante o primeiro ano de existência e com isso obteve apenas 943 visualizações de junho a dezembro de 2009. Em janeiro de 2010, foram postados vinte e dois vídeos, todos eles na mesma linha de canções evangélicas antigas e os resultados refletiram de forma imediata. Em 2010, o canal obteve 655.474 acessos, uma marca impensável ao se comparar com os números do ano anterior.
O investimento feito por Elias Gonçalves refletia positivamente a cada dia. As postagens passaram a ser diárias e os internautas passaram a pautar o canal. Muitos hinos solicitados por pessoas que acessaram a página no YouTube foram postados. O autor relata que, desde então, pessoas de outros países têm relatado experiências espirituais importantes, embora algumas delas não entendam a língua portuguesa, porém, conforme Gonçalves, a linguagem musical transcende qualquer idioma.
A publicação de canções evangélicas possibilitou a Elias Gonçalves manter contato pessoalmente, por telefone e através das redes sociais com inúmeros cantores da geração em que homenageia colocando os seus vídeos na internet. Os duetos Irmãos Marinho, Pastor Volni e Maria Elena, Irmãos Paim, Duo Mensagem de Esperança, Hozana Pires, da dupla Jair Pires e Hozana, entre muitos outros, já mantiveram contato com Gonçalves e muitos deles o parabenizaram por ser um dos responsáveis pelo resgate de um importante período da música evangélica não apenas brasileira, mas de toda a América do Sul, uma vez que os internautas podem conferir no canal HINOS ANTIGOS E INESQUECÍVEIS louvores gravados por cantores da Argentina, Paraguai, Chile, etc.
O canal HINOS ANTIGOS E INESQUECÍVEIS ultrapassou fronteiras, mas não se esqueceu dos talentos do município sede. O resgate histórico da música evangélica em Jaru (RO) também é marca registrada. O cantor André de Souza Pinheiro, primeiro evangélico de Jaru a gravar uma faixa musical, ainda em 1979, tem o seu louvor postado na internet pelo canal. José Mendes da Silva Neto, o grande vencedor de um Festival de Música Sacra realizado no ano de 1980 em Ji-Paraná e, à época morador do distrito de Jaru, é outro nome local presente nas postagens do canal Hinos Antigos e Inesquecíveis. A dupla Edy e Rony, formada pelos jaruenses Edson da Cunha Barboza e Ronaldo da Cunha Barboza possui vários louvores, a maioria postados com exclusividade no YouTube. Outros cantores de Jaru com louvores no canal são: a dupla Alex e Kelson – Os Vencedores; Zé Marco e Lúcio; Moisés e Ageu – Os Soldados de Cristo, Vencedores por Cristo, entre muitos outros.
Ao considerar as visualizações alcançadas apenas em 2015, o canal HINOS ANTIGOS E INESQUECÍVEIS já superou a marca de sete milhões de visualizações. Com mais de trinta mil inscritos, os vídeos do canal já foram vistos em 183 países neste ano e em mais de 200 nações do planeta nos seis anos de existência, conforme informa os dados fornecidos pelo Youtube Analytics. O mês de setembro de 2015 contabiliza diversos recordes: 862.340 visualizações (média de 28.744 por dia) e no dia 26 do mesmo mês alcançou 35.370 acessos, uma média de aproximadamente 24,56 visualizações a cada minuto. Os recordes não param: o canal é líder mundial em postagens de hinos evangélicos antigos em português e com o investimento em cantores estrangeiros a tendência é crescer ainda mais, uma vez que o acesso feito no território brasileiro representa em torno de 90% da audiência e os outros 10% ficam divididos entre as demais nações do globo terrestre.
Youtubers, termo utilizado para se referir a pessoas que postam vídeos no YouTube por profissão, é uma palavra desconhecida para a maioria dos brasileiros, mas faz parte da rotina do responsável pelo canal Hinos Antigos e Inesquecíveis. O hino “Jesus, o Bom Pastor”, considerado o louvor evangélico mais antigo ainda preservado, gravado em 1946 por Carlos René Egg e Martha Fautini foi postado com exclusividade resgatando uma canção da década de 40 do Século XX. Em setembro de 2015, o canal HINOS ANTIGOS E INESQUECÍVEIS ampliou o seu alcance com a estreia de um quadro no programa Cristo é Vida exibido às terças, quintas e sábados na Rádio Nova Jaru FM, em Jaru, apresentado pelo radialista Elton Vieira. O quadro vai ao ar por volta das 23 horas (horário de Rondônia) e tem alcançado uma grande repercussão junto aos ouvintes.
Para Elias Gonçalves não existe segredo para se destacar no YouTube por muito tempo, pois, segundo acredita “existe espaço para todos: basta seguir uma linha específica de publicações, acreditar no que faz e, sempre que possível, atender às solicitações dos internautas no que diz respeito à postagens de vídeos e parcerias”, diz.
Para se acessar o canal em computadores ou outros aparelhos com acesso à internet é muito simples: basta entra no Google ou no próprio YouTube e digitar com todas as letras maiúsculas: HINOS ANTIGOS E INESQUECÍVEIS que o internauta será direcionado à página inicial do canal na rede mundial de computadores. Outra forma é através do endereço www.youtube.com/eliasgpjaru .
Confira as visualizações anuais do canal “Hinos Antigos e Inesquecíveis” na Internet:
2009: 943
2010: 655.474
2011: 3.307.833
2012: 5.192.470
2013: 6.212.212
2014: 7.476.884
2015: 7.217.361 *
*até o dia 03 de outubro