É verdade que frutas e vegetais contêm agrotóxicos para que possam chegar às mesas fresquinhos e gostosos, mas é uma grande mentira afirmar que a quantidade dessas substâncias químicas está dentro dos padrões regulamentados para não prejudicar sua saúde. Pelo menos é isso que mostra uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, que teve acesso a documentos sobre a fiscalização dos hortifrutigranjeiros.
Agrotóxicos nos alimentos: irregularidades
Os achados sobre a fiscalização dos alimentos com agroquímicos fazem parte de uma análise feita pelo Defensor Público Marcelo Novaes, um dos organizadores da Audiência Pública sobre a contaminação de alimentos por agrotóxicos, que acontece em Santo André (SP) nos dias 6 e 7 de outubro.
Segundo a publicação, a fiscalização, quando é feita, coleta uma parte muito pequena dos alimentos como amostra e reprova até um terço deles. Os dados indicam que31% das amostras coletadas no estado de São Paulo em 2014 continham agrotóxicos proibidos ou em quantidades maiores que a permitida. Autor: Bolsada Mulher