Sessão
A 28ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (6), foi presidida pela vereadora Silvia Cristina (PDT) e os trabalhos secretariados pelo vereador Jessé Bitencourt (PDT). Na Sessão foram aprovados requerimentos, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.
Moção de Aplauso
O Poder Legislativo concedeu Moção de Aplauso expressando homenagem e reconhecimento as Escolas Públicas Federais, Estaduais pelo índice alcançado no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro- Campus Ji-Paraná), Escola Família Agrícola (EFA) e Escolas Jovem Vilela, Gonçalves Dias, Júlio Guerra, Rio Urupá e Aluízio Ferreira. A proposta é da vereadora Márcia Regina (PT). Os homenageados agradeceram a vereadora.
Reconhecimento
Márcia Regina disse que a Moção visa reconhecer o valoroso e profícuo trabalho desempenhado pela equipe gestora e professores do Instituto e Escolas Estaduais, visto que o trabalho de ensinar de educar é de suma importância para se formar cidadãos de bem. A vereadora comentou sobre as classificações das escolas no Enem e sobre a importância da homenagem, que serve de incentivo para que os alunos se dediquem cada vez mais para conseguirem melhores resultados. “Faltam cerca de 20 dias para as provas do Enem e ainda dá tempo dos alunos estudarem mais para continuarem obtendo excelentes resultados e terem a oportunidade de estudar em ótimas universidades”, afirmou Márcia Regina (PT), ressaltando que “a homenagem é estendida a todos os colaboradores, alunos, funcionários e professores“.
Unir
Em seu discurso, a vereadora Márcia Regina (PT) afirmou que mais uma vez protocolou oficio pedindo para que se coloque em pauta o desmembramento da Universidade Federal de Rondônia (Unir) para implementar o Ensino Superior da Região Norte. A medida, segundo ela, possibilita a discussão de um projeto que viabilize recursos para torná-lo uma realidade.
Florestada Plantada
Márcia Regina (PT) falou também sobre a audiência pública que participou para debater as “Compensações Ambientais” indicadas pelos deputados estaduais Ribamar Araújo e Jean Oliveira para implantação do projeto Floresta Plantada. Para que o projeto inicie no município de Ji-Paraná, a vereadora informou que cogita-se utilizar a área do antigo Lixão Municipal para instalação de um viveiro.
Vale Transporte e Educação
No uso da palavra durante a Sessão, o vereador Edivaldo Gomes (PSB) afirmou que foi autor do projeto que beneficiou estudantes com o vale transporte gratuito em Ji-Paraná. De acordo com vereador, atualmente são 25 mil vales-transportes distribuídos de graça pela Prefeitura de Ji-Paraná a alunos da rede pública de ensino. Outro projeto de autoria do vereador, na área da educação, é o que institui nas escolas municipais a obrigatoriedade do ensino de história, geografia e cultura de Ji-Paraná. O vereador também garantiu que é autor de projeto, que ainda tramita nas comissões da CMJP, tornando obrigatório o uso da linguagem de libras, ou de sinais, nos eventos oficiais do município.
Drenagem e Aterro
Em relação à drenagem do Igarapé 2 de Abril na BR 364, Edivaldo Gomes informou que parte da obra já está concluída e que a conclusão dos serviços deverá ocorrer até o fim de outubro. Sobre o aterro que necessita ser construído no bairro Novo Ji-Paraná para que as águas do rio Urupá não invadam as casas dos moradores. Ele anunciou que na próxima semana a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), deverá iniciar a obra.
Redutores de Velocidade
O vereador Jessé Bitencourt (PDT) teve aprovado o requerimento solicitando redutores de velocidade na avenida 02 de Abril, próximo ao Incra no bairro Urupá, com o objetivo de garantir mais segurança para os motoristas e pedestres.
Viaduto e Rio Urupá
O presidente da Câmara, Nilton Cezar Rios (PSB) agradeceu e parabenizou o prefeito Jesualdo Pires (PSB) por ter aceitado um pedido da Câmara Municipal em relação à iluminação embaixo do viaduto de Ji-Paraná. Nilton Cezar lembrou ainda da reunião com os deputados Laerte Gomes (PEN) e Airton Gurgacz (PDT), ocorrida na semana passada, em que se tratou da necessidade de duplicação ou construção de uma nova ponte sobre o rio Urupá. O vereador argumentou que governo de Confúcio Moura determinou prioridade para a obra assim que for concluído o projeto de pavimentação do anel viário. Ele assegurou que acredita no apoio dos deputados para o início de construção da ponte.
Eleição, Ponte e Iluminação
Em sequência, Nilton Cezar Rios (PSB) comentou a respeito da tramitação do projeto que pede a proibição de carros de som durante a eleição. E a padronização dos adesivos para veículos a todos os candidatos na próxima eleição. No final de seu discurso, o presidente da CMJP comentou da necessidade de substituição da ponte de madeira por uma de concreto pelo DNIT na rua Francisco Benites Lopes e da iluminação de dois túneis de acesso da ponte sobre o rio Machado.
Melhorias
Ida Fernandes (PV) teve aprovado os requerimentos pedindo redutor de velocidade na rua Pacaás Novas no bairro Urupá, na frente da Creche Municipal Ariel Vieira Hilgert; e Iluminação pública na rua Jamil Pontes, com a rua Vista Alegre no bairro jardim dos Migrantes.
Semana do Idoso
A vereadora falou na tribuna sobre sua participação na semana passada das festividades da Semana do Idoso e que o evento foi muito festivo, contando com várias atividades. A vereadora fez um agradecimento ao prefeito Jesualdo Pires, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por sua participação na Semana do Idoso.
Abrigos e Transporte
Ida Fernandes (PV) voltou a cobrar a construção de abrigos de ônibus para idosos e da necessidade do benefício para transporte gratuito das pessoas acima de 60 anos. A vereadora protocolou ofício ao deputado estadual Laerte Gomes solicitando que fosse garantido aos idosos o transporte gratuito dentro dos municípios rondonienses.
Galeria
O vereador Joaquim Teixeira (PMDB) teve aprovado o requerimento pedindo construção de galeria ou bueiro na rua Manoel Franco, entre ruas Manoel Pinheiro Machado (T-26) e Adolfo Furhmann (T-27), no bairro Nova Brasília, visando proporcionar aos moradores mais comodidade e dignidade para se locomoverem neste local.
Conselheiros
O vereador cumprimentou os conselheiros tutelares eleitos no último domingo, e ainda ressaltou a importância do órgão para a sociedade ji-paranaense.
Governo Estadual
Sobre a atuação do governo estadual no município, Joaquim Teixeira (PMDB) assegurou que o governador está cumprindo sua palavra com os eleitores de ji-paranaenses. Em sequência, elogiou a decisão do TSE que por unanimidade garantiu a permanência do governador no cargo. Mas também observou que é necessário cobrar do governador que as obras sejam concluídas. No encerramento, Joaquim Teixeira dedicou o mandato à população pela honra e a chance recebida.
Linha 90
A vereadora Silvia Cristina (PDT) teve aprovado o requerimento pedindo a construção de uma ponte de concreto na Linha 90, em Ji-Paraná. “A estrutura atual está danificada devido ao volume de água no rio Riachuelo, comprometendo o acesso e o escoamento da produção na região, além de estar inclinada e o madeiramento precário. Para atenuar os prejuízos e evitar incômodo para a população, a ponte de concreto é a melhor opção, pois se torna mais segura e durável”, comentou.
Outubro Rosa
Silvia Cristina (PDT) falou na tribuna sobre a importância do mês Outubro Rosa, onde são intensificados os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. “O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Neste ano, a campanha tem como finalidade fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmitificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce”, disse.
Prevenção
A vereadora disse que é a primeira vez que a Carreta Oncológica está no mês de outubro em Ji-Paraná. “É mais uma vitória para o município. Todas as mulheres que estão agendadas devem fazer o exame na Carreta, que está na Unidade Básica de Saúde Padre Romano (L-1 Maringá). A Carreta de Prevenção de Câncer é de Ji-Paraná e no dia 15 de outubro o presidente do HCB, Henrique Prata fará a entrega oficial, junto com o diretor do Instituto Avon, Lírio Cipriani”, informou a vereadora.
Biblioteca
Silvia Cristina (PDT) informou que a cerimônia de reinauguração da Biblioteca Municipal Cyro Escobar Ribeiro acontecerá amanhã (7), às 9 horas. “O local recebeu reforma e novos mobiliários. Agradeço o prefeito Jesualdo Pires (PSB) por atender a minha solicitação”, salientou.
Leilão Direito de Viver
A vereadora convidou todos para participar do 7° Leilão Direito de Viver de Ji-Paraná, que será realizado no próximo sábado (10), às 12 horas, no Tatersal de Leilões do Parque de Exposições Hermínio Victorelli, visando arrecadar fundos para o Hospital de Câncer de Barretos (HCB). O evento está sendo organizado pela Sociedade Organizada do Município, com o apoio do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (GAPC).
Semáforo e Ar Condicionado
O vereador Anderson Exceller (PSD) teve aprovado os requerimentos solicitando a instalação de semáforo na avenida Edson Lima do Nascimento,no cruzamento com avenida Das Seringueiras, visando proporcionar melhores condições de trafegabilidade; Instalação de ar condicionado na cozinha do Hospital Municipal; e Realização da manutenção em todos os condicionadores de ar instalados no Hospital Municipal de Ji-Paraná.
Projeto Hidrômetro Ultrassônico
Anderson Exceller (PSD) agradeceu aos vereadores por terem aprovado na última semana o Projeto de Lei nº 3408, de sua autoria, que introduz modificações na Lei Municipal n°2539, de 19 de outubro de 2013. O vereador explicou sobre o projeto que determina que as empresas concessionárias do serviço de abastecimento de água em Ji-Paraná ficam obrigadas a instalar hidrômetro ultrassônico a fim de bloquear a contagem do ar como consumo de água na conta do usuário.
Conselho tutelar e Energia
Edilson Vieira (PMDB) agradeceu na tribuna as pessoas que contribuíram com a eleição do Conselho Tutelar. O vereador falou sobre as tarifas abusivas de energia elétrica em Rondônia e chamou todos os vereadores para que juntos entrem com uma ação contra a cobrança da bandeira vermelha.
Festa das Nações
Lincoln Astrê (PP) convidou toda população para participar da Festa das Nações que acontecerá nesta sexta-feira (9), sábado (10) e domingo (11), a partir das 19 horas, no pátio da Cip, entre T-12 e T-13, na avenida Aracajú, no bairro Nova Brasília em Ji-Paraná. “A festa é em prol da nova Santa Casa de Misericórdia. Durante o evento vai acontecer o Bazar a Pechincha e muitas atividades”, salientou.
Idosos, professores e Novo Urupá
O vereador falou na tribuna sobre a importância da valorização dos idosos e professores. E sobre os problemas nas ruas do bairro Novo Urupá.
Benefícios
Lincoln Astrê (PP) teve aprovado os requerimentos solicitando a pavimentação asfáltica da rua Rio Jaru, entre as ruas Mato Grosso e 6 de Maio, no bairro Dom Bosco; Que seja retomada as obras de recuperação da rua Castanheira (que dá acesso ao bairro Novo Urupá), entre as ruas Cassiterita e Bem Te Vi, no bairro Novo Urupá; Pintura (avivadas) em todas as faixas de pedestres existentes na área urbana do município de Ji-Paraná, sobretudo as existentes em frente às escolas, bem como, onde há maior fluxo de veículos automobilísticos e de pedestres; e Reajuste nos valores das diárias dos motoristas que exercem funções no Hospital Municipal.
Dia das Crianças
O vereador Afonso Cândido (PSDC) utilizou a tribuna para convidar as pessoas para participar da tradicional Festa do Dia das Crianças da empresa Mabel, que será realizada na próxima segunda-feira (12), a partir das 16 horas, no Estádio Biancão. Afonso Cândido (PSDC) disse que o evento é uma forma de retribuir à comunidade e agradeceu os parceiros na realização da comemoração pelo Dia da Criança.