Uma ação que está trazendo inúmeros benefícios para os pequenos produtores rurais, que visa incentivar o aumento da produção agrícola e diversificação de culturas nas propriedades rurais no Município, é o Programa Cultivar Rural da Prefeitura de Ariquemes, que já atende cerca de 400 famílias e pretende no ano que vem chegar a atingir 800 famílias. Na manhã desta quinta-feira (08) foi a vez do Assentamento Terra Prometida, localizado na Linha C 60 (BR421), área rural de Ariquemes, a receber o programa, que irá oferecer até 70% de economia no trabalho dos agricultores, com a presença de representantes do poder público e comunidade.
Conforme o presidente da Associação do Coprutep – Consórcio de Produtos Rurais Terra Prometida, José Pereira, a aquisição deste programa irá trazer muitos benefícios para aquela comunidade, melhorando a renda das famílias.
A realização deste programa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic) que concede ao pequeno produtor rural cinco horas de mecanização agrícola, auxiliando no preparo do solo para plantio das mais diversas culturas, é o único de todo o Estado e que já atendeu às regiões das Linhas C18 (região da Paca Assada), Linha C-45, (Quatro Cachoeiras) , Assentamento Maria José Rique e Distrito de Joelândia.
De acordo com o coordenador do programa e técnico agrícola, este programa veio para dar grande apoio ao produtor rural, e seu o anseio maior sendo a questão da limpeza da área, onde não se pode mais fazer aquela famosa derrubada. ” Cada produtor tem até cinco horas máquina, caso numa propriedade tiver duas famílias, com os devidos documentos, nota do produtor, e comprovar que reside na propriedade, cada família terá o direito de utilizar as cinco horas cada”, explicou.
O Prefeito Municipal, Lorival Amorim, na ocasião expôs sobre a satisfação e a importância deste programa, o único do Estado, que já vem oferecendo renovação em tecnologia agrícola que irá facilitar e levar inúmeros benefícios para pequenos produtores rurais desta região. “O nosso programa Cultivar Rural veio para ficar, temos uma meta para o início de janeiro de 2016 de chegar a atender cerca de 800 famílias”, colocou.
O Programa Cultivar Rural desenvolve atividades relacionadas a destoca e enleiramento, carreadores para o escoamento da produção agrícola, onde serão disponibilizados aos beneficiários serviços de hora/máquina de pá-carregadeira, com até 5 horas trabalhadas em cada propriedade rural.