Claro que não. Instituições não são oráculos, com previsões e assertivas de investimento seguro em mercado de dias incertos. A crise econômica é um fato, e as oportunidades se tornaram matérias de especulação com momentos de insegurança protagonizados pela política econômica. O primeiro setor tenta contornar desperdícios resultantes de manobras governamentais para se manter no poder, e o segundo setor e o contribuinte são obrigados a pagar essa conta.
Os empresários são sempre penalizados pela carga tributária e pensam muito antes de investir. Agem dessa forma para preservar seus recursos ante um cenário de imprecisão. O Sebrae em Rondônia não pretende prever o futuro, mas está preocupado em oferecer hipóteses com grau de certeza que identifiquem projeções de expectativas seguras de investimento.
Essa vontade de garantir dias melhores não é tão simples: ela demanda estudo e análise de perspectivas mercadológicas resguardadas de riscos involuntários. Por esta razão, o Sebrae em Rondônia estará apresentando o trabalho de agências de pesquisa de tendências em consumo, comportamento e inovação. Alguns autores chamam isso de projetos de inteligência estratégica; as metodologias utilizadas pelo Sebrae aconselham considerar a projeção de eventos futuros, como a antecipação de comportamentos a serem utilizados a cada momento vindouro. A apresentação estará na programação do Seminário de Marketing para Pequenos Negócios, que acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro em Porto Velho.
Essas agências muitas vezes consorciam suas atividades com startups e empresas inovadoras, porque sabem do potencial criativo existente nessas iniciativas. É claro que o Sebrae vai trabalhar no apoio às startups, mas, no caso de contratação de agências, os empresários precisam primeiro avaliar as potencialidades existentes no mercado de Rondônia, para então estabelecer planos de ação e trabalho com essas parcerias.
O serviço que essas agências oferecem é a orientação a respeito das tendências de consumo, indicador de grande valor para a previsão de vendas e preparação de campanhas. As pesquisas serão necessárias, e caberá às agências a estruturação desses diagnósticos tomando por base a vivência e as expectativas dos empresários.
A primeira oferta para o conhecimento desse serviço terá lugar no Seminário de Marketing para Pequenos Negócios, em que uma agência de tendências de consumo demonstrará as influências de consumo entre as classes. Percebe-se a queda do mito de que apenas as classes com maior poder aquisitivo influenciam o comportamento das de menor poder aquisitivo. Na palestra será possível perceber essas dinâmicas de influência que muito auxiliam nas tomadas de decisão dos empreendedores.
Para mais informações, ligue 0800 5700800