Deus odeia os mentirosos (Pv 6:16-19)! Nunca pense de outra forma. Todos os mentirosos têm a sua parte no Lago de Fogo (Ap 21:8). Não existem mentirosos no céu (Ap 22:15). Os mentirosos são uma abominação para o SENHOR. Ele destruirá os mentirosos (Sl 5:6). Ele ama os homens da verdade e Ele se alegra neles. Deus julgará todos os mentirosos, mas Ele abençoará os homens que tratam com a verdade.
O SENHOR Jeová, o único Deus vivo e verdadeiro, é um Deus da verdade. Moisés escreveu a Seu respeito, “Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é” (Dt 32:4). Nada é difícil demais para o SENHOR, mas Ele não pode mentir; é impossível que Ele minta (Tt 1:2; Hb 6:18).
O mentir teve a sua origem em Satanás, o próprio diabo. Deus fez dele uma criatura racional – um anjo no mais alto posto. Ele fez a sua escolha, ou vontade, para rebelar em orgulho contra o Altíssimo Deus. Por causa desse pecado profano, ele foi lançado fora do seu cargo no céu; e veio e mentiu para os nossos primeiros pais, enganando a Eva para que ela comesse a fruta proibida. Ele é um mentiroso e o pai da mentira; quando você diz uma mentira, você está se submetendo a ele como pai (Jo 8:44).
Quando alguma coisa é uma abominação, ela é repugnante e detestável. Quando você abomina alguma coisa, você abomina, detesta e odeia aquilo. Deus abomina a mentira – Ele a acha abominante, detestável e odiosa. Ele considera nojento o mentir, e Ele odeia isto com santo ódio. Ele ama a verdade, a honestidade, a integridade, a sinceridade, e os homens que amam estas coisas.
Ananias e Safira eram membros da igreja em Jerusalém. Eles venderam uma propriedade e deram uma grande oferta para os apóstolos. Mas eles mentiram ao ficarem com uma parte para eles mesmos. O que o abençoado Deus fez a respeito de esconder os fatos? Ele matou os dois dentro da igreja (At 5:1-11). Nem ao menos pense em comprometer a verdade!
Deus espera mais do que só dizer a verdade; Ele exige que em nossos negócios haja verdade. Isto é honestidade em palavra e ação. Toda conduta deve ser governada pela integridade e pela sinceridade.
Uma família só pode ser abençoada quando mentir e mentirosos forem rejeitados (Sl 101:1-8). A igreja só pode ser abençoada quando os hipócritas e os mentirosos são revelados e eliminados (Sl 144:11-15). Mas quando Deus se alegra com uma família ou com uma igreja da verdade, Ele os abençoará graciosamente.
As crianças devem aprender a odiar mentir; eles devem ser punidos severamente quando mentirem. Conversações devem ser verificadas para confirmar a verdade sem exageros.
Que nenhum homem fale se não verificou seus fatos com absoluta certeza e, consequentemente, limite as suas palavras.