O deputado estadual, Alex Redano (SD), preocupado com a segurança pública nos municípios do Vale do Jamari, realizou uma reunião na cidade de Buritis com o intuito de ouvir autoridades e suas necessidades, para poder intervir pela região.
O tema foi intensamente debatido em reunião, na quinta-feira (08), em buritis, com o representante da Polícia Militar de Buritis, tenente Lucas, com o prefeito de Campo Novo de rondônia, Oscimar Ferreira, vereadores de Campo Novo Lima e Manuel, assim como do secretário de Obras de Buritis, empresários e representantes dos distritos de Três Coqueiros e Rio Branco.
Conforme o tenente Lucas, a onda de roubos, furtos e homicídios está cada vez mais elevada, e os casos que ocorrem têm assustado os moradores da região. Ainda segundo o militar, a logística para atuação da PM está ótima, mas o que falta são policiais para exercer com eficiência as funções. Ademais, que haveria cerca de 500 policiais ou mais, fora de suas funções, estando lotados em outros órgãos, e com isso a população que fica desassistida. “Os bandidos ficam de olho, quando temos que atender alguma ocorrência em lugares distantes, eles aproveitam para tocar o terror na cidade e até mesmo na área rural”, afirma o tenente Lucas.
Outro problema apontado pelo tenente Lucas, em torno da violência que assola estes municípios, são os conflitos agrários, que acontecem constantemente. Indivíduos invadem as propriedades alheias e assim se iniciam as disputas entre invasores e os legítimos proprietários, fato que causa mortes e destruição.
Preocupado com os relatos e situação da segurança pública nestes municípios, assim como em outras regiões do Estado de Rondônia, o deputado Alex Redano citou que desenvolveu um projeto de Lei, de sua autoria, que possui como objetivo regionalizar os concursos para policias militares. “O concurso deixará de ser estadual, mas sim, regional. Este projeto dará o direito ao concursado de somente prestar serviços para a localidade que foi feito o concurso, não permitindo a sua transferência para outras regiões do Estado”, destaca.
O deputado frisa que estará buscando soluções para este problema, uma vez que se a Polícia Militar tiver um maior efetivo, a população estará mais segura. “Não podemos vivenciar situações como estas em nossa região, e como deputado meu papel é fiscalizar e reivindicar. Vou reunir com o governador Confúcio Moura, para que a devida providência seja tomada o quanto antes”, salienta destacando que quer ajudar a população a ter paz, tranquilidade e segurança.
Alex Redano também garantiu aos presentes, que convocará uma reunião no Município de Ariquemes com as demais autoridades, com objetivo de debater a segurança pública e trazer soluções para todos os municípios da grande Região do Vale do Jamari.