Com a possibilidade da falência do futebol profissional rondoniense, o deputado Adelino Follador (DEM) propôs e já marcou para a próxima quinta-feira (22), às 10h, a realização de uma audiência pública no Plenário da Assembleia Legislativa para a discussão do assunto, que envolve não apenas a situação financeira dos clubes, mas também a situação do Estádio Aluízio Ferreira, de Porto Velho.
Segundo o deputado, é preciso encontrar uma saída legal capaz de salvar o futebol e os clubes que estão praticamente falidos, de forma que a partir de então essas organizações possam se sustentar e gerir suas próprias finanças.
Mas enquanto isso não acontece, de acordo com o parlamentar, é preciso encontrar no âmbito o Estado, alternativas concretas para subsidiar esses clubes, sem o que não há que se falar em futebol profissional em Rondônia.
Adelino Follador disse que o objetivo da audiência vai além de encontrar alternativas de gestão para o futebol. Para ele, há muito que se discutir sobre o futebol local, a começar pelo amador, estimulando as escolinhas de futebol que constituem a base para a formação de bons jogadores, incluindo também toda estratégia e planejamento do calendário de 2016.
“Penso que se colocarmos todas essas questões em debate, certamente encontraremos uma saída para nosso futebol”, disse, destacando que a reestruturação do futebol rondoniense passa necessariamente por outros fatores, e um dos principais é um estádio estruturado para a Capital.
Subscrita também pelos deputados Léo Morais (PTB), Saulo Moreira (PDT) e Alex Redano (SD), a audiência terá a presença do presidente da Federação Rondoniense de Futebol, Heitor Costa, e do vice-governador, Daniel Pereira (PSB), que sempre demonstrou interesse na discussão do assunto, e de praticamente todos os dirigentes de clubes do Estado de Rondônia, imbuídos, segundo Follador, do melhor propósito, o de ressuscitar o futebol profissional rondoniense.