Noites mal dormidas, festas em excesso, má alimentação e até mesmo fatores genéticos podem ser os motivos que fazem você sofrer com as olheiras. Maquiagem e truques de beleza caseiros podem ajudar na hora de disfarçar o problema, mas conhecer as causas e tratamentos específicos é importante para prevenir e controlar o incômodo.
Olheiras hereditárias
Claudia Marçal, dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que as olheiras hereditárias são máculas ou manchas que podem ser avermelhadas, violáceas ou castanhas amarronzadas. Elas surgem na região das pálpebras, sendo mais incômoda e perceptível a que se apresenta na pálpebra inferior (e que muitas vezes já aparece na infância). Segundo a especialista, essas olheiras são presentes em algumas etnias como árabes, turcos, povos andinos e indianos, pois costumam ter maior depósito natural de pigmento nessa região.
As olheiras genéticas ou hereditárias precisam de controle a vida toda, pois esse depósito aumentado de pigmento na região ocular é um marcador genético ou étnico que não desaparecerá espontaneamente e exige tratamentos realizados pelo dermatologista para tratar e controlar o quadro posteriormente, aponta a médica.
Como amenizar as olheiras
Se você deseja uma alternativa rápida e momentânea para se livrar das olheiras, a dermatologista afirma que a melhor opção é aplicar compressas de chá de camomilagelado por dez minutos para promover vasoconstrição, diminuição do inchaço e ação anti-inflamatória pelo camazuleno e alfa bisabolol presentes na camomila.
Como tratar as olheiras
O tratamento contra olheiras, segundo Claudia, pode ser realizado com o uso diário de hidratantes específicos para a área, com peptídeos, ácido hialurônico, silício, antioxidantes associados a retinol ou alfa-hidroxiácidos, cafeína, chá verde, ácido kójico, hidroxitirosol, coenzima Q10, lignina peroxidase, alfa arbutin, vitaminas C e K lipossomada em associação via oral com fotoproteção imunológica com Polypodium Leucotomos, associado a Picnogenol e Exsynutriment, com ativos rutosídeos que melhorem a drenagem linfática e circulação. Um dermatologista pode te ajudar a encontrar o produto e o método mais indicado para seu tipo de olheira.
Fonte: BolsadeMulher