Nesta terça-feira, 28, a Televisa decidiu contratar novamente dois apresentadores envolvidos em uma polêmica de assédio sexual que teve repercussão mundial, com direito ao posicionamento de entidades de defesa à mulher com pronunciamentos. Taina Reza e Enrique Tovar foram demitidos depois que confessaram que tudo o que foi ao vivo era uma grande mentira. A brincadeira foi ao ar no programa ‘A Toda Máquina’. Além de mentir sobre o assédio, a atração também simulou que estava ao ar ao vivo, lendo comentários supostamente enviados ao programa no instante que ele ia ao ar.
Para voltarem ao emprego, os dois envolvidos na polêmica se comprometeram a fazer alertas e comentários contra a violência doméstica. Em poucas horas, o vídeo que mostra o momento da insistência de Enrique, somente em uma página no Facebook, tem mais de 500 mil visualizações.
O abuso encenado foi postado na própria página da atração no Facebook. Nas imagens, Tovar apalpa os seios da colega de trabalho e também faz de tudo para levantar o vestido dela. No vídeo acima, a mulher não aceita os gracejos de seu colega e decide deixar o programa, retirando o microfone.
Veja o vídeo abaixo com o momento do suposto assédio sexual:
A repercussão do caso foi tão grande que a empresa de comunicação decidiu fazer uma investigação interna, descobrindo toda a farsa. A Comissão Nacional dos Direitos Humanos reprovou o ato e pediu imediatamente uma melhor apuração dos fatos. O Conselho Nacional para Prevenir a Discriminação no México foi além, abrindo uma queixa crime contra o apresentador. Nas redes sociais, Enrique tem sido xingado e ameaçado por internautas de todo o mundo. O fato obrigou a Televisa a falar a verdade e dizer em nota que é contra a qualquer tipo de assédio.
“Diversos veículos de comunicação divulgaram a forma pela qual o apresentador abusou sexualmente de Tania Reza, mediante cenas que podem ser entendidas de forma discriminatórias e contrárias aos direitos das mulheres”, disse um dos órgãos do governo mexicano.
Fonte: BlastingNews