Dezesseis pessoas foram presas por dirigirem embriagadas na madrugada deste domingo (1), em Porto Velho. A Operação Lei Seca aconteceu em diferentes pontos da cidade. Alguns motoristas tentaram fugir da fiscalização dando ré no veículo ou estacionando a motocicleta e tentando passar a pé. Uma moto roubada foi recuperada. Sete motoristas não aceitaram fazer o teste do bafômetro.
De acordo com o boletim de ocorrência, populares denunciaram que uma moto foi roubada na avenida Carlos Gomes, no centro da cidade, e pouco tempo depois uma moto com as mesmas características descritas foi vista na avenida Pinheiro Machado. Os policiais pediram para que o piloto parasse, porém, ele aumentou a velocidade e uma perseguição se iniciou, acabando somente em uma rua próximo a avenida Jorge Teixeira, onde foi constatado que o piloto não possuia habilitação e que o veículo era roubado.
Lei Seca
É considerado crime quando o motorista é flagrado conduzindo veículos com índice de álcool no sangue superior a 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.
A pena de detenção pode variar de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece multa de R$ 1.915,40, além de 7 pontos na carteira. Os condutores também têm a CNH apreendida. Se o motorista tiver cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores, o valor da multa é dobrado.
Fonte: G1