quinta-feira, 15 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 1:2 – Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência

02/11/2015
in Estudos de Provérbios

Porque Salomão escreveu Provérbios? Ele queria que você tivesse o benefício de sua excepcional sabedoria, experimentos fantásticos, e criteriosas observações quanto à finalidade e o benefício do homem. Ele queria dar sabedoria, instrução e entendimento a você.

Que presente maravilhoso! Davi afirmou que as Escrituras eram mais doces do que o mel e mais preciosos do que o ouro fino (Sl 19:10). Jó as considerava mais importante do que o seu alimento necessário (Jó 23:12). Bom leitor, quão agradecido você é? O mais sábio rei existente, em perfeita cooperação com o Rei dos reis, de forma pessoal, deseja lhe ensinar a respeito da sabedoria da vida!

Deus deu a Salomão mais sabedoria e entendimento do que a qualquer outro homem (IRs 3:9-12). E Deus deu a ele a oportunidade de fazer experimentações com coisas diferentes, mais do que com qualquer outro homem, pois ele era excessivamente inteligente, rico, poderoso, atraente e teve um reinado pacífico, o que lhe permitia grande liberdade de experimentação. Ele escreveu o livro de Provérbios para compartilhar sua sabedoria e observações em ditados concisos para o seu benefício.

Salomão escreveu com a intenção de compartilhar sua grande sabedoria e experimentos sociais com seu filho e com a nação (Ec 12:9-12). O livro de Eclesiastes, é uma filosofia de vida selecionada de sua extraordinária situação por inspiração; descreve seus experimentos e observações acerca do propósito da vida do homem. Lá ele deu algumas de suas sábias respostas, mas principalmente ensinou o povo e, indiretamente você, através dos seus muitos provérbios.

Salomão esperava ajudar o seu filho e a sua nação a evitar a tolice na vida e escolher o caminho do temor do Senhor e a sabedoria. Ele esperava fornecer a instrução e o entendimento que os homens sábios poderiam usar para viver uma vida próspera e mais agradável a Deus. Ele queria salvá-los das ciladas e armadilhas da tolice e do pecado.

Os termos do nosso provérbio se sobrepõem e não devem ser isolados totalmente um do outro, mas vamos considerar qualquer sombra possível dos seus significados que se aplicam de forma particular a cada um deles. O valor da repetição de palavras semelhantes tem como objetivo enfatizar a qualidade e a quantidade daquilo que foi descrito (Pv 1:1-6). Em outras palavras, estes provérbios estão completamente recheados de todos os aspectos do aprendizado de valor que o homem possa desejar.

Ele quer que você conheça a sabedoria que é o poder do correto julgamento. A sabedoria sabe o que fazer em qualquer situação. Ela conhece o uso correto, dos melhores meios, e dos melhores fins. Ela sabe escolher o bem e recusar o mal, e a razão pela qual deve fazer isso (Is 7:15-16). Mais adiante ele vai nos dizer que a principal coisa é a sabedoria e que precisamos tê-la (Pv 4:7).

Ele quer que você conheça a instrução, que é o ensino da sabedoria, do conhecimento e do entendimento. Ele será o professor, e você será o aluno. Que abençoado privilégio! Instrução é a matéria de ensino da educação e do treinamento (Salmo 32:8; Is 28:26). Sem o livro de Provérbios, quem lhe instruiria para uma vida bem sucedida?

Ele quer que você perceba o que é o entendimento, é o poder do discernimento exato (IRs 3:9 e 11). Um homem com entendimento compreende e entende uma situação, ou informação, para identificar corretamente suas principais características e chegar ao conhecimento correto de suas dificuldades, implicações e consequências. É saber diferenciar o bem do mal, a verdade do erro, a luz das trevas, a integridade da fraude, e assim por diante. É a capacidade de perceber e aprovar coisas que são excelentes (Fp 1:9-11).

Mesmo não podendo ir muito a fundo na questão da sabedoria e do entendimento neste curto provérbio, vamos dar um salto adiante para a lição fundamental mais importante. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o entendimento é o conhecimento do Santo (Pv 1:7; Pv 9:10). Caro leitor, você teme ao Senhor hoje? Você treme diante do santo e terrível Deus da Bíblia e busca obedecer e agradar a Ele de todo o seu coração? Não existe a aprendizagem da sabedoria, ou do entendimento sem que haja o temor do Senhor.

Se este fundamento está onde deveria, então a próxima coisa a fazer é aplicar a você mesmo estes provérbios. O Pregador vai lhe ensinar, mas o aprender exige um estudante ávido, prometedor, focado, buscando e orando. Você está pronto a considerar e a absorver cada provérbio com o mesmo desejo e intensidade que faria se buscasse um tesouro escondido (Pv 2:4)? Homens que verdadeiramente desejam sabedoria se dedicarão a este grande objetivo. Veja os comentários do estudo de Provérbios 18:1.

A fonte máxima de sabedoria e entendimento é aquele ensinado pelo Espírito Santo através do poder do Senhor Jesus Cristo (Cl 1:9-11). Todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento são encontrados em Cristo Jesus (Cl 2:3), desta forma podemos alegremente saber que encontramos Um que é maior do Salomão (Mt 12:42). Abençoado seja o nome do Senhor!

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusProvérbio

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.