A Comissão Geral que discutiu as Políticas Públicas para a Juventude se reuniu nesta terça-feira, 3.
O debate foi proposto pela deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO), que presidiu a sessão.
Na oportunidade, a tucana destacou a importância do estabelecimento de medidas capazes de fomentar a educação, garantir empregos e a inclusão social dos jovens.
Segundo Mariana, debater as políticas destinadas à juventude é extremamente necessário na atual conjuntura brasileira.
Dados do IBGE destacados pela parlamentar revelam que o Brasil tem 17,6% de desempregados entre os jovens – o dobro da média nacional, que é de 7,9%.
Ela ressaltou que a violência contra os jovens é crescente e chamou atenção para a elevada evasão escolar: apenas 54,3% dos alunos que ingressaram no Ensino Médio concluíram essa fase escolar.
A congressista ressaltou que uma das formas de fazer com que esse debate seja permanente é com o engajamento dos jovens na política.
“Para, assim, termos espaço de debater esses assuntos, dando oportunidade de mais igualdade, para que todos tenham uma presença mais efetiva dentro das universidades”, defendeu.
Conforme observou, os jovens não merecem apenas programas que façam propaganda em períodos eleitorais, mas que funcionem na prática, que gerem empregos, tenham mais opções de lazer, mais espaços culturais e, principalmente, valorização contra as violências.
Aos 28 anos e com uma história de luta e empenho político desde muito cedo, a jovem congressista agradeceu aos presentes na sessão e destacou o empenho de tantos outros jovens que lutam por um país melhor.
“Estou muito feliz por estar neste Parlamento representando cada um de vocês com as nossas bandeiras, lutando por um futuro melhor, porque eu tenho certeza de que se a juventude não lutar hoje, não teremos o futuro que merecemos, não teremos um futuro de mais igualdade, com o qual todos nós sonhamos”, concluiu.