terça-feira, 20 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo tenta impedir greve de caminhoneiros; temor por prejuízos no abastecimento

05/11/2015
in Brasil

Os caminhoneiros de todo o País estão prestes a iniciar uma nova greve e o Governo Federal reforça as conversas para tentar evitar. A paralisação está marcada para a próxima segunda-feira (09). A avaliação no Palácio do Planalto é que a greve, se concretizada, pode provocar confusão novamente e mais protestos contra a presidente Dilma Rousseff, justamente quando a ameaça de impeachment contra ela começa a perder força na Câmara de Deputados.

Leia também – Greve dos caminhoneiros – Legitimidade da paralisação do dia 9 é questionada por entidades

O Planalto vê a greve como mais uma agenda negativa no momento em que o governo tenta sair da crise política e dar um sinal de recuperação econômica, com votação do ajuste fiscal até o mês que vem.

A presidente Dilma encarregou os ministros Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e José Eduardo Cardozo (Justiça) de monitorar o movimento dos caminhoneiros e tentar impedir a nova paralisação. A possibilidade de grupos favoráveis ao impeachment se infiltrarem na paralisação dos caminhoneiros preocupa o Governo.

Leia também – Caminhoneiros prometem parar na próxima segunda-feira, afirma Correio Braziliense

Pessoas próximas da presidente acreditam que o movimento é de cunho “político” e pode provocar grave desabastecimento no País, agravando a crise econômica.

A greve foi convocada pelo Comando Nacional do Transporte, que se declara independente de sindicatos. No comunicado distribuído no fim do mês passado, a categoria informou que a manifestação conta com o apoio de grupos que pedem a saída de Dilma da Presidência, como o Movimento Brasil Livre, o Revoltados On Line e o Vem Pra Rua.

Leia também – Greve dos caminhoneiros pedirá renúncia de Dilma Rousseff

Os caminhoneiros tentam organizar a nova paralisação por meio das redes sociais. Os trabalhadores pedem redução no preço do diesel, anulação de multas referentes à greve anterior, ocorrida em fevereiro, e crédito com juros subsidiados.

Última greve dos caminhoneiros causou prejuízos

A greve dos caminhoneiros, deflagrada no último mês de fevereiro, durou semanas e prejudicou diversos setores da economia.Várias cidades tiveram problemas no abastecimento de alimentos, remédios e combustíveis. Em algumas localidades, o preço do litro da gasolina passou dos R$ 5.

Os setores industrial, agrícola e agropecuário também foram bastante prejudicados. Fábricas fecharam as portas e dispensaram os trabalhadores. Produtores de leite tiveram que jogar milhares de litros fora, por falta de espaço para armazenar o produto.

Com informações do Estadão

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: caminhoneirosDILMA ROUSSEFFGreveparalização

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.