A participação da população na Campanha Contra a Raiva Animal entre cães e gatos é de suma importância e tem mantido Ariquemes livre da raiva em humanos e em animais, que, embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.
Por este motivo, o Centro de Controle de Zoonoses de Ariquemes, já inicia a vacinação nas áreas rurais por meio de sua equipe, que começa nestas áreas e prosseguirá até a cidade. " O proprietário deve identificar, no cartão de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal RGA. Este cartão ou comprovante é um documento, atestando a vacinação contra a raiva do seu animal, com validade de um ano. Semana retrasada, passamos pelo Assentamento Terra Prometida", expôs o coordenador da Zoonoses, Fábio Lima.
O dia 28 de novembro está marcado para o início da campanha na área urbana, onde a zoonoses pretende vacinar cerca de 11 mil animais.
Segundo dados do relatório da Campanha de Vacinação Antirrábica canina e felina do ano de 2014, constam 10.233 cães vacinados, em área urbana e 1.449 gatos. Já em área rural 3.721 cães e 625 gato receberam a vacinação, totalizando 16.028 animais imunizados contra a raiva.
A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos sem exceção, devem ser vacinados contra raiva todos os anos, incluindo lactantes, cadelas prenhas ou no cio; Cães e gatos não devem ter livre acesso à rua; ao sair com animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia; nunca provoque um animal; não toque em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando; não aparte brigas entre animais, nem mexa com fêmeas e suas crias.