sexta-feira, 13 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Petroleiros aprovam proposta de ACT e suspendem greve em Duque de Caxias

16/11/2015
in Brasil

Reunidos em nova assembleia, como deliberado no último sábado (14/11), os trabalhadores da REDUC, TECAM e da UTE-GLB aprovaram hoje (16/11) a proposta de Acordo Coletivo apresentado pela Petrobrás e suspenderam a greve dos petroleiros em Caxias, mantendo, porém, o estado de greve, como indicado pelo sindicato.

Com grande participação da categoria, a votação teve o seguinte resultado: 424 votos a favor da proposta de ACT, 171 votos contra a proposta e 7 abstenções.

A maioria dos presentes acatou o indicativo da FUP e do sindicato, entendo que a negociação com a empresa havia se esgotado e que a proposta acertada entre FUP e Petrobras, após diversas mesas de negociação na semana passada, garantia à categoria importantes conquistas.

Para Simão Zanardi, presidente do Sindipetro Caxias, o resultado da assembleia reafirma a confiança da maioria dos trabalhadores na direção da FUP e do sindicato, e selou a luta travada em 16 dias de greve da categoria.
Conquistas dos 13 dias da histórica greve da categoria petroleira:

‪#‎Isonomia‬ para trabalhadores da Fafen-PR – a Petrobrás propõe implementar até 31 de janeiro de 2016 o pagamento do ATS para os trabalhadores da Fafen-PR, nos mesmos moldes praticados no Sistema, bem como o pagamento da defasagem de 3% em relação à RMNR, retroativo a primeiro de setembro, e a implantação parcial do PCAC.Dias parados – a Petrobrás garante a compensação de metade dos dias parados e propõe o desconto do restante, sem reflexos para o trabalhador. A empresa também se compromete a discutir com a FUP e com os sindicatos eventuais sanções a excessos, nos mesmos moldes do que ocorreu na greve de 2013, quando garantimos que nenhum trabalhador fosse punido.

‪#‎GT‬ discutirá alternativas para o PNG – as propostas elencadas na Pauta pelo Brasil para garantir a retomada dos investimentos e a preservação dos ativos da Petrobrás serão analisadas em um grupo de trabalho técnico e paritário, formado por representantes da empresa e da FUP, que terá 60 dias para elaborar um relatório que será encaminhado à direção da companhia e ao governo federal. O trabalho será baseado em estudos feitos pelo Grupo de Economia da Energia da UFRJ e pelo Grupo Interministerial, que analisaram os principais impactos já causados pela retração do setor petróleo. Esses estudos apontam que, para cada R$ 1 bilhão que a Petrobrás deixa de investir no país, o efeito negativo sobre o PIB é de R$ 2,5 bilhões.

‪#‎Fortalecimento‬ do Sistema Petrobrás – pela primeira vez, teremos a chance de disputar os rumos do plano de negócios da Petrobrás, propondo alternativas para o endividamento que levem em conta os impactos da redução dos investimentos no PIB, na geração de empregos, na balança comercial do setor e na arrecadação de royalties. Essa conquista será decisiva na luta para manter a integração do Sistema Petrobrás, preservando a Transpetro e demais subsidiárias. A greve reafirmou que o maior acionista da Petrobrás é o povo brasileiro e não o mercado.

‪#‎Nenhum‬ direito a menos – outra vitória da greve é a manutenção das conquistas dos últimos 13 anos, que a categoria consolidou no atual Acordo Coletivo. As propostas iniciais da Petrobrás eram de redução de direitos e de salários. Através da luta, garantimos o atendimento do item 13 da Pauta pelo Brasil, onde a FUP e os seus sindicatos deixaram claro que não aceitariam retrocesso nos direitos adquiridos pela categoria. Soma-se a isso, o restabelecimento da mesa de negociação integrada, que trouxe de volta as subsidiárias e o RH

Fonte: Assessoria

Tags: Grevepetroleiros

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.